1º de Maio unificado contra reforma que retira direitos será no Vale do Anhangabaú

Data da postagem: 23/04/2019

Neste ano, as entidades unificaram suas atividades em um único local e escolheram o Vale do Anhangabaú, no centro da cidade de São Paulo, para realizar este 1º de Maio histório. O evento que terá como lema: “Em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras – Contra o Fim da Aposentadoria por mais Empregos e Salários Decentes”, acontece a partir das 10 horas, com apresentações artísticas e culturais.

LEIA O PANFLETO DO 1º DE MAIO UNIFICADO 2019

O motivo para realizar, pela primeira vez na história em conjunto o Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores e das Trabalhadoras é a luta contra a reforma da Previdência proposta por Jair Bolsonaro (PSL) que, se aprovada, irá impedir os brasileiros de acessarem o direito à aposentadoria ao estabelecer regras difíceis de serem atingidas.

Neste sentido, as entidade também trazem como mote do evento a defesa dos direitos trabalhistas, a luta por emprego, direitos sociais, democracia e soberania nacional. O 1º de Maio de 2019 tem o apoio da Rádio Top FM, Rede Brasil Atual e TVT.

Será um ato com artistas consagrados da música popular brasileira e muita luta contra a proposta do governo de reforma da Previdência. “Vamos unir nossas vozes contra esta nefasta proposta que só prejudica os mais pobres e lutar por políticas que sejam voltadas para o desenvolvimento e a geração de empregos”, ressalta Miguel Torres, presidente da Força Sindical.

“Faremos uma grande mobilização juntos, para impedir que continuem os ataques aos direitos dos trabalhadores”, afirma João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical que destaca, ainda, que não foi feito um amplo debate sobre reforma da Previdência, nem mesmo foi tema central dos debates presidenciais durante a campanha eleitoral do ano passado.

“Agora não só o governo, mas os grandes empresários e políticos alinhados ao governo falam que ela é necessária para solucionar os problemas econômicos do país”, Juruna lembra que discurso parecido foi usado com a reforma trabalhista, mas, um ano e meio após a sua aprovação, o Brasil bate recorde de pessoas sem trabalho: mais de 13 milhões, segundo dados recentes do IBGE.

AGENDA – 1º de Maio Unificado das Centrais Sindicais

Data: 1º de maio
Horário: a partir das 10h
Local: Praça da República – Centro de São Paulo