5 dicas para levar uma vida menos estressante no trabalho

Data da postagem: 14/08/2015

materia31-2Vivemos em um mundo que sempre espera mais de nós. Mais competências, mais especializações, mais compromisso, mais produtividade, enfim, as expectativas sempre serão altas, independente do que você exerça. Em meio a tanta pressão para melhorar constantemente, a ansiedade encontra espaço para tirar o sossego e mostrar o lado negativo de toda essa cobrança. Mas afinal, como desacelerar de um jeito saudável?

Pressionar a si mesma sem pensar nas consequências é como lidar com uma bomba relógio. E intensificar a cobrança é como colocar mais pólvora, só tornará o estrago ainda pior. Quem trouxe uma prova disso, foi o jornalista americano Dan Harris. Em entrevista à Folha, ele contou como um ataque de pânico ao vivo, transmitido em rede nacional, o fez rever o estilo de vida que levava e o encaminhou para um caminho mais ponderado e mais zen. Se você está precisando reduzir o ritmo para ter mais qualidade de vida, seguem algumas dicas que podem ajudar.

Meditação

Existem diversos tipos de meditação, cada um com suas peculiaridades. Mas seja qual for a sua preferência, um ponto em comum entre os diferentes tipos de meditação é a capacidade que a prática tem para reduzir o estresse, melhorar a capacidade de concentração e o incentivo à adoção de um estilo de vida mais saudável. O rush do cotidiano faz com que criemos o hábito de fazer um porção de coisas praticamente no automático. Tire alguns minutos do seu dia para silenciar a mente e praticar a meditação.

Trabalhe ouvindo as músicas que te agradam

Escolha uma playlist adequada para sua rotina, um som que te ajude a concentrar e não te deixe mais agitada que o normal. Cada um reage de um modo à música, mas é necessário que você encontre não só aquela que agrada seus ouvidos, mas também que te ajude a manter-se calma. Se não estiver muito inspirada, experimente rádios online, serviços de streaming, etc. Além de concentrar mais no trabalho, você descobre novos artistas.

Cuide do ambiente ao seu redor

Seja sua mesa de trabalho na empresa ou seu escritório em casa, mantenha o ambiente que você passa a maior parte do tempo trabalhando em ordem. A falta de organização pode não só dificultar sua vida em um momento estressante (imagina perder o papel com aquele telefone de um cliente no meio da mesa bagunçada!), mas também colaborar para sua agitação. O caos na sua mesa denota falta de controle. Ainda que você necessite ter muitos livros, pastas e documentos ao seu redor, é importante que tudo isso esteja disposto de um modo funcional, para que esse excesso de objetos não atrapalhe seu dia a dia.

Tire um tempo para receber uma massagem

As horas intermináveis na frente de um computador devem estar lhe rendendo dores musculares. Especialmente na região dos ombros e das costas. É o acúmulo de tensão manifestando-se através da dor. Marque uma sessão com um (a) massoterapeuta. Uma música relaxante, aromas suaves e uma boa massagem serão maravilhosos para o seu bem-estar.

Desconte o estresse em um hobby ou esporte

Quer esquecer aquela reunião de mais cedo em que a equipe inteira levou um baita sermão da chefia? Uma tela em branco e algumas tintas podem te ajudar a relaxar a mente. Está com raiva, mal humorada e prestes a descontar em pessoas que não tem nada a ver com isso? O saco de pancadas de uma aula de artes marciais pode ser um bom remédio para dar vazão a esse estresse.

Fonte: UOL