5ª Conferência da Uni Global Union Gráfica & Embalagem termina na Espanha e determina novas diretrizes de trabalho

Data da postagem: 23/10/2019

Ontem, 22/10, o presidente Joaquim de Oliveira participou do último dia da 5ª Conferência da Uni Global Union Gráfica & Embalagem, na cidade de Toledo, na Espanha.

Em sua fala, Joaquim abordou a importância da associação e o projeto de captação de associados que a UNI vem realizando. “Desde 2017, os sindicatos do Brasil vivem um novo modelo, um novo formato, e aqueles que não trabalharem para ter sócios não vão sobreviver. No dia 6/11, realizaremos no Sindigráficos um curso de formação e captação com toda a diretoria”, afirmou. Além disso, o presidente do Sindigráficos falou também sobre a RR Donelley, que, após pedido de autofalência, deixou os trabalhadores na mão e até hoje não pagou os direitos rescisórios dos ex-funcionários.

Durante a Conferência, foram aprovados pontos para serem trabalhados nos próximos quatro anos, sendo eles o fortalecimento das alianças sindicais; o impulsionamento dos acordos globais e melhoria os atuais; apoio das campanhas de sindicalização e capacitação dos membros dos sindicatos para aumentar e fortalecer o setor gráfico; desenvolvimento de politicas econômicas; e melhorias no sistema de comunicação.

Aconteceu também a eleição dos membros da UNI Global. A presidência da UNI América ficou com o México. O Brasil e Chile estão no comitê-executivo, o qual Joaquim foi eleito integrante.