A manutenção dos direitos trabalhistas é sinônimo de um Sindicato fortalecido

Todo sindicato se fortalece quando os trabalhadores reconhecem nele um representante legal de sua categoria e participam ativamente de suas lutas. Como sempre dizemos, a função primordial de nosso Sindicato é defender os interesses e direitos da categoria gráfica, pois somos uma ferramenta essencial para os trabalhadores que buscam valorização, reconhecimento e, anualmente, a manutenção dos direitos conquistados e ganhos salariais reais. E, para isso ser possível, contamos sempre com a ajuda dos trabalhadores gráficos!

Infelizmente, ainda ouvimos muitos trabalhadores defendendo o fim da contribuição sindical prevista na Reforma Trabalhista. No entanto, percebemos que os mesmos que a defendem, não param para pensar que, na verdade, a Reforma não visa o bem-estar do trabalhador, mas é apenas mais uma estratégia do governo para enfraquecer as categorias através do sindicato.

Quanto menos apoio dos trabalhadores os sindicatos tiverem, mais desamparados os próprios trabalhadores estarão. Foi com esse entendimento que o juiz Eduardo Rockenbach Pires, da 30ª Vara do Trabalho de São Paulo, julgou o caso de um trabalhador que se recusava a contribuir com o sindicato de sua categoria. No julgamento, o magistrado decretou que o empregado não teria direito de receber os benefícios firmados em acordo coletivo já que o mesmo sustentava não ser sindicalizado e, por isso, se recusava a contribuir com a entidade sindical.

Temos que ter cautela com o andamento dessa decisão, mas vale ressaltar que é a primeira vez que a justiça reconhece a importância da luta dos sindicatos e como fundamental sua luta por direitos históricos.

Não podemos permitir que este governo enfraqueça nossa luta através da política de não contribuição. Como sempre falamos, o Sindicato é do trabalhador e só existimos para garantir os direitos através de Convenção Coletiva de Trabalho.

Precisamos da participação de todos para nos mantermos firmes na defesa dos direitos trabalhistas. Nossa união é quem dita nosso futuro!

Álvaro Ferreira da Costa, presidente do Sindigráficos

 

 

GALERIA