Acordos de suspensão de contratos de trabalho e redução de jornada e salário podem ser prorrogados

Data da postagem: 15/07/2020

Nessa terça-feira, 14/7, foi publicado decreto, no Diário Oficial da União, que permite a prorrogação da redução da jornada de trabalho e salário por mais 30 dias, completando 120 dias; além da prorrogação da suspensão de contratos de trabalho por mais 60 dias, passando a completar também 120 dias.

De acordo com o decreto, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, a suspensão do contrato de trabalho pode ser realizada de forma fracionada, em períodos sucessivos ou intercalados por 10 dias ou mais.

Enquanto o decreto ainda não era sancionado, o Sindigráficos já vinha sendo procurado pelas empresas para prorrogar os acordos com os trabalhadores. De acordo com o presidente do Sindicato, Joaquim de Oliveira, muita coisa está em jogo para o trabalhador e o Sindigráficos está atento às pegadinhas das empresas e do governo. “Desde o início da pandemia, trabalhamos dobrado para conseguir o melhor acordo aos trabalhadores. Mas é indiscutível que o gráfico perde muito! Perde poder de compra, perde a renda mensal por um tempo… As medidas do governo, na verdade, são um pacote de maldade contra os trabalhadores. O Governo afirma que as medidas tem como objetivo o enfrentamento dos efeitos econômicos decorrentes da pandemia do novo coronavírus e preservação dos empregos. No entanto, o único beneficiado é o empresário! Por isso, muita atenção na hora de assinar qualquer acordo para não cair em pegadinhas e sair prejudicado! Conte sempre com seu Sindicato para auxilia-lo”, afirmou.