Artigo: Em meio ao caos, trabalhadores continuam sendo a locomotiva do Brasil

Data da postagem: 27/02/2020

2020 chegou com 12,6 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, de acordo com o IBGE. Além disso, vemos um crescimento expressivo do trabalho informal, que já atinge 38,4 milhões de pessoas que trabalham sem direitos, segurança ou garantias.

Como se não bastasse o cenário dramático, ainda tratam esses trabalhadores informais como empreendedores. Atividades como transporte de passageiros, entrega de mercadorias e alimentos, entre outros tipos de trabalho, conhecidos como os populares bicos, hoje são contabilizados como empreendedorismo. Mais uma vez, governo e a elite do país, brincam com a inteligência do trabalhador e do povo brasileiro!

Mas a brincadeira não para por ai! Os trabalhadores com carteira assinada também sofrem com perdas de direitos! Desde novembro do ano passado, o trabalhador só poderá entrar na Justiça do Trabalho para cobrar pendências do FGTS dos últimos cinco anos, antes eram dos últimos 30 anos. Ou seja, a empresa não respeita o seu direito, não recolhe o valor do FGTS, não deposita na sua conta do FGTS e quem sai lesado é você, trabalhador! De acordo com a Procuradoria-Geral da Fazenda, são 228 mil empresas que possuem uma dívida de R$ 32 bilhões, sendo a grande parte dos não-pagamentos de até 30 anos! Ou seja, milhares de trabalhadores prejudicados!

Os brasileiros são lesados a cada segundo, seja pelo governo ou pela elite desse país! Precisamos ter a consciência de que nós, trabalhadores, somos responsáveis pelo crescimento do PIB desse país! Somos a locomotiva do Brasil!

Vamos lutar com ainda mais afinco pelos nossos direitos! Vamos cuidar desse país enquanto ele ainda é nosso!

Joaquim de Oliveira

Presidente do Sindigráficos