Artigo: O papel do Sindicato e a importância da filiação

Data da postagem: 7/06/2016

alvaro

Em nosso dia a dia, os diretores e colaboradores do Sindigráficos sentem que muitos trabalhadores de nossa base ainda têm dúvidas em relação a atuação do movimento sindical como um todo.

“Por que o trabalhador deve contribuir com o Sindicato?”, por exemplo, é um questionamento decorrente de todas as categorias. Bom, a função primordial de todos os Sindicato é defender os interesses e direitos das respectivas categorias. Somos uma importante ferramenta para os trabalhadores que buscam valorização, reconhecimento e, anualmente, a manutenção dos direitos conquistados e ganhos salariais reais.

Para tanto, nosso Sindicato fica cada vez mais forte quando temos mais filiados, pois lutando sozinho a trajetória na conquista de direitos e benefícios é mais difícil, já que enfrentamos diversos problemas e injustiças do patronal. De forma coletiva, temos muito mais força do que individualmente. Quando o trabalhador filia-se ao Sindicato, crescemos, temos mais representatividade, mais voz e mais força.

Além disso, o associado tem direito a diversos benefícios e parcerias firmadas pelo Sindigráficos, que também são possíveis apenas com a filiação dos trabalhadores.

Agora, nossa principal luta será na Campanha Salarial 2016 do Sindigráficos, que tem como data-base o dia 1º de novembro. Nossas negociações começam dentro de alguns meses! Neste período, é de extrema importância a filiação e participação de vocês em todas as etapas de negociações, como na Assembleia Geral, em que definiremos nossas principais reivindicações deste ano.

Contamos com o apoio, a união e a força de todos os gráficos da base para continuarmos avançando!

Álvaro Ferreira da Costa, presidente do Sindigráficos