Artigo: Sindigráficos completa 24 anos de uma história de conquistas

Data da postagem: 19/08/2014

Alvaro

Nessa quinta-feira, 20 de agosto, o Sindicato dos Gráficos de Barueri e Região (Sindigráficos) completa 24 anos de uma história traçada ao lado do e pelo trabalhador. São 24 anos de um caminho voltado totalmente para a conquista de direitos dos gráficos, fazendo com que, a cada dia, os trabalhadores de nossa base tenham mais dignidade e sejam valorizados!

Oficialmente, o Sindicato foi fundado em agosto de 1990 e funcionava em uma pequena sala emprestada pelo Sindicato dos Desenhistas, na Avenida João Batista. Durante toda a trajetória, o Sindigráficos enfrentou inúmeras dificuldades.

Em 2006, passamos por uma ampla reestruturação e modernização. O Sindigráficos sempre administrou seus recursos de forma responsável e pensando no trabalhador representado. Assim, sempre apostou na transparência de suas ações. Com esse lema, o Sindigráficos aumentou sua base de atuação e, no final de 2006, foi entregue aos trabalhadores uma subsede própria em Taboão da Serra, atendendo ao município de Itapecerica da Serra, Embu das Artes, São Lourenço, Juquitiba e Vargem Grande. No entanto, após o fe­chamento de algumas gráficas e a perda de trabalhadores sócios, a subsede foi vendida e parte do recurso da venda foi investido na compra da nova Colônia, localizada em Peruíbe.

Hoje, sob a gestão da atual diretoria, o Sindigráficos representa milhares de trabalhadores em 15 municípios. Nos últimos anos, cresce com o ingresso de, aproximadamente, 80 novos sócios por mês. Esse crescimento resultou na conquista de uma sede própria em Barueri.

Em 2012, a reforma na subsede do Sindigráficos em Osasco foi realizada. Além da pintura na fachada, mudanças estruturais também foram feitas para melhorar o atendimento ao trabalhador. Assim, dois consultórios odontológicos equipados modernamente estão localizados no térreo do prédio para melhor acessibilidade. A recepção, a copa e a cozinha também estão mais arejadas e atraentes. A situação do imóvel também foi regularizada e conta com escritura definitiva.

Ainda este ano, esperamos inaugurar nossa colônia de férias para os gráficos aproveitarem os momentos de lazer com a família. O local possui 12 suítes com cozinha, piscina e está localizado bem perto da praia. Tudo para maior conforto de nossos sócios.

Além do empenho em proporcionar estrutura para o gráfico, o Sindicato sempre esteve ativo nas lutas diárias dos trabalhadores.

Nosso Sindicato sabe a importância de estar sempre atento às lutas nacionais e a central em que somos filiados, a Força Sindical. Por isso, toda a nossa diretoria se faz presente nas principais causas trabalhistas tanto de nossa região, quanto do Brasil inteiro.

O Sindigráficos é uma entidade forte e preparada para enfrentar e vencer os desafios do presente e do futuro!

Álvaro Ferreira da Costa, presidente do Sindigráficos