Contribuição Sindical fortalece e traz benefícios ao trabalhador gráfico

Data da postagem: 24/07/2018

Nosso Sindicato vem trabalhando constantemente por salários mais justos, melhores condições de trabalho, na realização de homologações que auxiliem os gráficos e na defesa da manutenção dos direitos trabalhistas e ganhos reais para a categoria.

A partir de um trabalho realizado em conjunto com a Federação dos Gráficos (Ftigesp), coordenamos grandes Campanha Salarial que contaram com resultados muito positivos e já garantiram mais de 80 cláusulas em Convenção Coletiva de Trabalho.

É a Contribuição Sindical que permite força ao Sindicato para trabalhar pelo gráfico! Além de dificultar nosso trabalho, o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, imposta pela Reforma Trabalhista, dificulta, consequentemente, a manutenção dos direitos trabalhistas e a luta por melhores condições de vida, deixando o trabalhador na mão do patrão!

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em impedir que a Federação dos Gráficos cobre a Contribuição Sindical evidenciou o fato de que o governo, em todas as instâncias, anda lado a lado com o patrão e quer enfraquecer a classe trabalhadora.

Por tudo isso, é de extrema importância que os trabalhadores continuem permitindo o recolhimento da Contribuição Sindical e que se FILIEM ao seu Sindicato!

A decisão é sua! Ou mantém seu Sindicato vivo ou perde todos os benefícios que foram conquistados, não por este governo ilegítimo, mas pelo trabalho do Sindigráficos e da Ftigesp.

A seguir, confira um comparativo de alguns dados econômicos negociados pelo Sindicato e Federação:

Governo CCT
Inflação 0% 24% em 2018
Salário Mínimo R$ 954 Piso Salarial Mínimo R$ 1.566,40 = Dif.: 612,40
Cesta básica NADA De R$ 90 a R$ 120 mensais
PLR NADA R$ 606 a R$ 890  anual
Hora extra 50% 65% = 15% acima da Lei
Adicional Noturno 20% 35% = 15% acima da Lei

Valor da Contribuição Sindical por faixa salarial

Contribuição Sindical – Salário R$ 1.500,00 ÷ 30 = R$   50,00

Contribuição Sindical – Salário R$ 3.000,00 ÷ 30 = R$ 100,00

Contribuição Sindical – Salário R$ 4.500,00 ÷ 30 = R$ 150,00

Contribuição Sindical – Salário R$ 6.000,00 ÷ 30 = R$ 200,00

Desses valores, 60% vai para os Sindicatos, 15% para Federação e 5% para a Confederação;
10% para o FAT (Governo) e 10% para as Centrais;

Não corra o risco de perder direitos já conquistados! Fortaleça nossa classe! Gráficos, vamos juntos continuar travando duras batalhas na defesa por nossos direitos!