Defesa de Direitos e Emprego reúne milhares de trabalhadores no País

Data da postagem: 29/01/2015
Foto: Jaélcio Santana

Milhares de trabalhadores, de diversas categorias e representando as principais Centrais Sindicais brasileiras, participaram hoje (dia 28), em todo o País, do ‘Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos e do Emprego’. Em São Paulo, o ponto de concentração e de realização do evento foi  o vão central do Masp, na Av Paulista. Os manifestantes reivindicaram, entre outros pontos, a revogação das Medidas Provisórias nºs 664 e 665, que estabelecem uma série de alterações nas regras do seguro-desemprego, abono salarial, seguro-defeso, pensão por morte, auxílio-doença e auxílio-reclusão.

“Não podemos permitir a retirada de direitos. Essas propostas são como a ponta do iceberg. Depois dessas, o governo poderá apresentar outras que prejudiquem ainda mais os trabalhadores em vez de taxar, por exemplo, grandes fortunas”, afirmou Miguel Torres, presidente da Força Sindical.

Pela Força Sindical, os trabalhos foram conduzidos pelo secretário-geral da entidade, João Carlos Gonçalves, Juruna. “Não podemos permitir a retirada de direitos”, disse.

João Batista Inocentini, presidente licenciado do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força, pleiteou  salários dignos para os aposentados e se manifestou contra a retirada de direitos dos trabalhadores, além da moralização da Petrobras.
Em seguida, todos seguiram em passeata até o escritório da Petrobras, para protestar contra a corrupção na Estatal.  Esse último ato marcou o término da manifestação. “Os trabalhadores estão indiganados com os demandos na Petrobras”, disse o presidente da Força Sindical.

Estados:

Foram realizadas manifestações nos seguintes estados:

Pará
Em Belém a manifestação teve início na escadinha do cais do porto, subindo a Avenida Presidente Vargas, em sentido ao prédio do INSS, onde cada Central teve sua fala.
Após as falas, a caminhada seguiu pela Avenida Nazaré rumo ao centro integrado de governo, onde as Centrais concluíram o ato com as falas finais.

Paraná
Em Curitiba e Região Metropolitana, os protestos ocorreram em fábricas como Bosch, CNH, Volvo, WHB, Perfecta, Seccional, Aker Solutions, Maflow, Hass do Brasil (CIC), Volkswagen, Renault e Brafer, dentre outras. Cerca de 40 mil trabalhadores cruzaram os braços no início da manhã.

Rio de Janeiro
A estrada que leva às fábricas da Volks e Peugeot, em Resende, foi bloqueada por quatro horas. O protesto aconteceu na Rodovia Estadual Engenheiro Alan da Costa Batista, que liga a Via Dutra ao Polo Industrial de Resende. O ato teve a adesão de 13 mil operários.

Rio Grande do Sul
Em Porto Alegre os sindicalistas gaúchos convocaram toda sua militância para a concentração, às 9h30, em frente à Superintendência Regional do Trabalho (Av. Mauá, 1.013, Porto Alegre).
Após isto, a Força Sindical-RS seguiu para a Esquina Democrática, onde as atividades da mobilização deram continuidade.

Pernambuco
Em Recife a concentração foi às 8 horas em frente à Superintendência Regional do Trabalho (SRT), na Avenida Governador Agamenon Magalhães, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife.

Bahia
Em Salvador a manifestação aconteceu em frente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. A concentração dos trabalhadores foi às 10 horas, em frente ao Sindicato dos Bancários, na Avenida Sete. De lá, os manifestantes caminharam até a sede da SRTE, na Avenida Sete.

Brasília
Em Brasília o ato foi em frente ao Ministério Fazenda. Centenas de trablhadores pediram a revogação das MPs 664 e 665.

Goiás
O ato será amanhã, dia 29.

Além da Capital, manifestações aconteceram em Limeira, Sorocaba e Sertãozinho.

Minas Gerais
O evento aconteceu na Praça Sete, Belo Horizonte. Diversas categorias protestaram contra o aumento do desemprego.

Sergipe
Os trabalhadores concentram-se hoje (28) por volta das 9 horas, na praça General Valadão no centro de Alagoas.

Fonte: Força Sindical