Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho: O Sindigráficos está atento às medidas de saúde adotadas pelas empresas

Data da postagem: 28/04/2020

Neste 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, o lema assinalado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) é “Travar a pandemia: a segurança e a saúde no trabalho pode salvar vidas”. A sensibilização para a adoção de práticas seguras no local de trabalho e para a importância dos serviços de segurança e saúde no trabalho deve ser o tema central deste dia internacional.

No Brasil, o Sindigráficos lembra sempre do essencial trabalho desenvolvido pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, para a preservação da saúde e da vida dos trabalhadores da empresa.

Os cipeiros, trabalhadores membros da Comissão, são responsáveis por fiscalizar a empresa e as condições de trabalho dos colaboradores, condições físicas gerais do ambiente profissional, carga horária, conservação dos maquinários e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) são alguns pontos que devem ser observados pelos cipeiros para melhorar sempre a qualidade de vida do trabalhador dentro da empresa.

Outro ponto importantíssimo de ser lembrado nessa data é que, com a revogação da Medida Provisória 905/19, que criou a Carteira Verde e Amarelo, o trabalhador que sofrer acidente durante o trajeto de ida e volta de casa para o trabalho passa a ter novamente seus direitos acidentários garantidos.

O Sindigráficos está atento às medidas de segurança e saúde adotadas pelas empresas que continuam funcionando parcial ou totalmente, assim como nas medidas falhas que o governo federal vem tomando.