Dirigente da Força Sindical participa de cerimônia que firma campanha por trabalho decente na Copa

Data da postagem: 16/05/2014
Arquivo Fequimfar

Arquivo Fequimfar

Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1° secretário da Força Sindical, está representando a central, na cerimônia de lançamento do Compromisso Nacional pelo Emprego e Trabalho Decente, no Palácio do Planalto, em Brasília DF.

“Temos que manter a nossa mobilização para combater o trabalho escravo, infantil e a precarização. E nessa ocasião, também reafirmamos nosso compromisso com as bandeiras de luta da classe trabalhadora, pela melhoria na saúde e segurança no trabalho, pela redução da jornada para 40h sem redução salarial, fim do fator previdenciário, igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, entre outros que valorizam a classe trabalhadora deste país” declara Serginho.

Com a presença da presidenta Dilma Rousseff, o evento reúne líderes das centrais sindicais, dos trabalhadores e representantes empresariais, que vão aderir voluntariamente às campanhas de combate ao trabalho infantil, à exploração sexual, e a favor do respeito aos direitos trabalhistas.

IMG_20140515_160842O primeiro compromisso pretende assegurar a quantidade e a qualidade dos empregos diretos e indiretos criados por ocasião dos megaeventos esportivos, especialmente da Copa. Elaborado sob a coordenação do ministério do Trabalho e Emprego, o termo prevê o respeito aos direitos fundamentais no trabalho, estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho e confirmados pelo Brasil. O documento também determina a promoção de iniciativas de economia solidária, a contratação de cooperativas de material reciclável e a transformação de parte das vagas temporárias em empregos permanentes.

O segundo termo a ser assinado é resultado das discussões de uma mesa permanente que estuda, desde 2012, o aperfeiçoamento das condições de trabalho no setor de turismo e hospitalidade. Os signatários se comprometem a promover a segurança e saúde no trabalho, a fim de prevenir acidentes e doenças.

Fonte: Força Sindical com informações da Agência Brasil

GALERIA