Em época de crise, trabalhador deve estar atento aos seus direitos!

Data da postagem: 4/07/2016
Reprodução do site Carta Maior

Mesmo com o Brasil passando por um momento muito complicado em sua política e economia, muitas empresas do setor gráfico continuam atingindo o mesmo lucro de antes ou até mais. No entanto, com o discurso sobre a crise e o medo do desemprego, muitos patrões estão tentado tirar direitos dos trabalhadores, diminuir seus salários e, até mesmo, adotar o banco de horas em vez de pagar horas-extras aos gráficos.

De acordo com nosso presidente, Álvaro Ferreira da Costa, o discurso sobre a crise vem crescendo cada vez mais em diversas cidades do estado de São Paulo. “Nos últimos meses, nosso Sindicato acumulou diversos casos de ofensiva patronal contra os direitos dos trabalhadores. Pedimos aos gráficos para reagirem contra este oportunismo!”, completou.

Ainda segundo o presidente, o número de empresas que buscam o Sindigráficos para adotar o sistema de banco de horas vem crescendo muito. No entanto, a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria obriga as empresas a pagarem hora extra. “O banco de horas foi inventado para garantir o emprego do trabalhador, no passado. Agora, os patrões querem reduzir a folha de pagamento do trabalhador com este sistema”, afirmou Costa.

Nas últimas semanas, o Sindigráficos também foi procurado por diversas empresas com demandas de banco de horas e jornada de trabalho. “É inegável que a crise exista, mas nem todas as empresas estão sendo afetadas. O oportunismo patronal frente à crise é evidente e todos precisam ficar atentos. Os patrões estão tentando enxugar os direitos dos trabalhadores para terem maior lucro”, completou o presidente.

O Sindigráficos recusou todas as propostas, pois luta pela garantia de emprego e de direitos da classe trabalhadora.