Em meio a negociações da Campanha Salarial, Sindigráficos alerta sobre a possibilidade de paralisação

Data da postagem: 7/11/2013

campanha2013

Nessa terça-feira, 5/11, o Sindigráficos se reuniu com representantes do Sindigraf, sindicato patronal, para a 2ª rodada de negociações da Campanha Salarial 2013/2014 “Trabalhadores Gráficos em Ação contra a enrolação”.

De acordo com o presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, as negociações caminham de forma preocupante. “A cada reunião, o patronal demonstra cada vez mais seu desrespeito com o trabalhador. Dessa vez, apresentaram uma contraproposta solicitando a mudança da data-base da categoria para maio. Além disso, queriam mudar o sistema de banco de hora e criar um terceiro piso salarial para trabalhadores manuais. Diante disso, não permitimos que esses itens fossem discutidos, rejeitamos de cara”, afirma Oliveira.

Ainda segundo o presidente, o patronal afirmou só conceder aumento real do piso salarial, se houver a mudança da data-base ou a criação do terceiro piso ou transformar as horas extras em banco de horas.

Em relação às reivindicações sociais, não foi apresentada nenhuma contraproposta.

“Estamos em um momento de alerta geral. Temos que estar preparados para uma paralisação, que parece inevitável diante da postura do patronal”, completa Oliveira.