Funcionários preferem mulheres no comando, revela pesquisa

Data da postagem: 7/07/2014
Divulgação

As mulheres são as preferidas para comandar, revela estudo da Ketchum, empresa de relações públicas com operação em mais de 70 países. Divulgada nesta terça-feira, apesquisa ouviu 6.509 pessoas em 13 países, incluindo o Brasil.

De acordo com o estudo, o público feminino em cargos de liderança está se saindo muito melhor do que os homens em quase todos os principais pontos pesquisados. No quesito liderança, 57% dos entrevistados apontaram que as mulheres têm melhor desempenho, enquanto 43% citaram os homens.

Além disso, elas são mais comunicativas — 62% acham que as mulheres se comunicam de forma correta e transparente. As mulheres também reconhecem erros (66% contra 34%). Mostrar o que os outros têm de melhor também é o forte das mulheres, segundo a pesquisa (61% e 39%).

Dados no Brasil

As pessoas continuam decepcionadas com seus líderes. Embora 75% dos brasileiros declarem que a prática da comunicação é importante para uma boa liderança, apenas 41% dos entrevistados percebem os líderes empresariais como bons comunicadores —uma diferença de 34% entre expectativa e realidade.

A percepção das pessoas sobre líderes empresariais tem impactos na decisão de compra dos brasileiros. Os entrevistados que compraram menos produtos e serviços de uma empresa por terem percepção negativa da atuação de seus líderes somam 63% (ante 50% globalmente), e 68% (ante 45% globalmente) pararam de comprar os produtos e serviços de uma empresa pelo mesmo motivo.

Quando questionados sobre a eficácia da comunicação dos líderes empresariais, 39% dos entrevistados consideram os líderes empresariais bons comunicadores, uma queda de 10% em relação a 2013 (39% ante 49%).

Fonte: Diário Catarinense