Impasse marca nova rodada de negociações dos trabalhadores do setor gráfico

Data da postagem: 22/09/2020

A diretoria do Singráficos – juntamente com outros sindicatos de trabalhadores do setor gráfico do Estado de São Paulo – reuniu-se por videoconferência nesta segunda-feira, 21/09, com o sindicato patronal para discutir a nova Convenção de Trabalho dos trabalhadores do setor. Esta é a quarta reunião entre as partes desde que começaram as tratativas.

Compreendendo as dificuldades causadas pela pandemia os sindicatos laborais apresentaram uma pauta bastante enxuta, sem reivindicar nada mais do que os trabalhadores já têm.

E, apesar do empenho dos representantes dos trabalhadores, os empresários insistem numa pauta que retira direitos dos empregados (veja condições oferecidas pelo setor patronal no final do texto).

“Entre as reivindicações que fizemos estão a manutenção da atual Convenção Coletiva de Trabalho, a reposição inflacionária do período e a homologação no sindicato”, diz Joaquim de Oliveira, presidente do Sindigráficos.

Ele enfatiza que os empregados têm tido perdas ao longo dos anos, principalmente em 2017 com a reforma sindical.

Uma nova rodada de negociações deve acontecer na próxima semana. “Estamos na expectativa das novas propostas. Não aceitaremos que direitos básicos sejam retirados”, finaliza Joaquim.

PROPOSTAS DO SETOR PATRONAL:

– Renovar a Convenção Coletiva da categoria por 12 meses

– Criar um salário de recontratação no valor de R$ 1.200

– Reduzir o Adicional Noturno de 35% para 20%

– Reduzir as Horas Extras de 65% para 50%

– Pagar os salários até o 5º dia útil de cada mês. Hoje é pago no dia 5 de cada mês.

– Não pagar a PLR em 2021