Lidar com tarefas chatas ajuda a encontrar sentido no trabalho

Data da postagem: 8/05/2014
Divulgação

O castigo mais terrível para qualquer ser humano, conforme Dostoiévski, seria a condenação a uma vida inteira de trabalho “absolutamente desprovido de utilidade e sentido”.

Ele tinha razão ao afirmar que o sentido é importante, mas percebo certa confusão dos profissionais ao imaginar o que realmente é o sentido do trabalho e como podemos encontrá-lo.

Podemos identificar os cinco aspectos comuns sobre sentido do trabalho: ganhar dinheiro, alcançar status, fazer a diferença, seguir nossas paixões e usar nossos talentos.

Claro que esse tal de sentido tem que ser diferente para cada pessoa, mas o tema que quero abordar neste artigo é que na ânsia pela busca do sentido no trabalho alguns profissionais estão fazendo a maior confusão.

Independente de qual é o objetivo de sua vida profissional, este sentido só será percebido com o tempo e não imediatamente quando começa a desempenhar uma determinada tarefa.

Existe uma diferença entre realizar tarefas e o que compreende o trabalho em si. De uma forma bem resumida, podemos dizer que o trabalho será dividido em tarefas, algumas mais importantes que outras, mas todas são necessárias para realização de um bom trabalho.

Recebo reclamações recorrentes de profissionais que se acham bons demais para realizar aquela “pequena” tarefa na empresa. E em alguns casos, na verdade realmente são, mas é daí que vem a confusão toda.

Observo profissionais que durante os primeiros meses na nova empresa (alguns até nas primeiras semanas) desistem e querem mudar de emprego por achar que não encontraram sentido no trabalho.

Importante salientar que quanto mais no início da carreira, mais atividades tidas como pequenas e de menor importância terá que fazer. A somatória destas tarefas é que comprovará o quão bom você realmente é.

Conforme os resultados vão aparecendo, poderá escolher melhores tarefas para desempenhar. Mas isso requer tempo!

Não estou dizendo para ficar estagnado em um emprego que não atende mais sua personalidade ou aspiração. Todos nós mudamos, aprendemos mais a nosso respeito e modificamos nossas prioridades e perspectivas.

Isso não significa que tenha chegado a essa conclusão logo no início do trabalho atual. Espere pelo menos um ciclo de seis meses a um ano na empresa e faça toda e qualquer tarefa com excelência.

A diferença entre realizar uma tarefa com excelência e fazer de qualquer jeito (famoso “meia boca”) te dará quase que o mesmo trabalho, mas os resultados são completamente diferentes.

Encontrar sentido no trabalho não significa que não tenha que lidar com tarefas chatas, insignificantes e pequenas. Pelo contrário.

Faça o que tem que ser feito com dedicação e dê tempo ao tempo. Essas ações simples já serão um bom começo para encontrar o tal sentido no trabalho.

Fonte: Daniela do Lago, UOL