Mês do Gráfico: 91 anos de uma história de força do trabalhador brasileiro

Data da postagem: 13/02/2014

mesdosgraficos

Há 91 anos, comemoramos, no dia 7 de fevereiro, o Dia do Gráfico, uma data que marca a história de uma categoria batalhadora, consciente de seus direitos e que luta para conquistar melhores condições de trabalho e de vida.

Em 1923, em São Paulo, acontecia uma grande greve dos gráficos, liderada por João Costa Pimenta. Em prol de direitos negados pelo patronato brasileiro, os trabalhadores protestavam por aumento de salário e condições dignas de trabalho. Foi devido ao sucesso da greve, que surgiu o sindicato da classe gráfica, a União dos Trabalhadores Gráficos, tendo como presidente João da Costa Pimenta, linotipista.

A partir de então, os gráficos continuam batendo de frente com patrões e lutando por seus direitos e melhorias. A categoria também está cada vez maior. De acordo com a Associação Brasileira de Indústrias Gráficas, o mercado de trabalho na área cresceu devido às novas tecnologias. Com serviços rápidos e modernos, a indústria gráfica se tornou instrumento de comunicação.

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos) parabeniza toda a categoria. Estaremos ao lado dos trabalhadores gráficos para escrevermos a continuação dessa história de luta, conquistas e avanços significativos!