Para saída da crise econômica, Indústria Gráfica cobra medidas efetivas por parte do governo e entidades

Data da postagem: 27/05/2020

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma avalanche de dificuldades para os mais diversos setores, como o da indústria gráfica. Diariamente, vemos empresas fechando as portas, demitindo trabalhadores, suspendendo contratos de trabalho e reduzindo jornadas e salários!

Claramente, vemos empresas se aproveitando da situação para precarizar ainda mais as relações com seus trabalhadores. No entanto, é grande a parcela de empresas, principalmente as menores, que são afetadas realmente por uma grave crise econômica. Infelizmente, a conta sempre chega para o trabalhador pagar: com demissões, suspensões de contrato e reduções de salário em um momento crítico para todos!

O Sindigráficos vem cobrando medidas mais eficientes para os trabalhadores não serem tão prejudicados. “Temos medidas do governo ineficientes demais! Além de prejudicar os trabalhadores com redução de direitos, não evita demissões! Já que vemos o número do desemprego aumentar a cada dia! O governo precisa aplicar medidas econômicas para realmente ajudar as empresas, tanto grandes quanto pequenas, que são as que mais sofrem, para a conta não chegar tão pesada no trabalhador, sempre o elo mais fraco da corrente”, afirmou o presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira.

Sendo assim, as entidades ligadas à Abigraf – Associação Brasileira da Indústria Gráfica, com a intenção de evitar agravamento da crise nas indústrias gráficas, estão em permanente contato com os governos Federal, Estadual e municipais, com a CNI – Confederação Nacional da Indústria e a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, bem como fornecedores, propondo e cobrando medidas que possam auxiliar neste momento de extrema dificuldade que todos estamos enfrentando, como:

– Imprescindível que o Ministério da Economia atue fortemente junto aos agentes financeiros do país, a fim de que esteja disponível imediatamente a Linha de Financiamento para Pagamento de Salários dos Trabalhadores.

– À Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), foi Solicitado que determine ou oriente as empresas do setor elétrico para que avaliem a possibilidade de prorrogação dos prazos de pagamento das contas de energia elétrica vencidas, e a vencer, emitidas às indústrias gráficas, bem como já considere a concessão de vencimentos mais dilatados para as próximas faturas.

– Ao Governo do Estado, foi solicitada a suspensão do pagamento do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS por pelo menos 4 (quatro) meses, referentes às competências de abril a julho/2020.

– À CNIT, solicitação de apoio a respeito da relevância e importância das indústrias gráficas do país que tenham condições de fabricar Embalagens, Rótulos, Etiquetas, Bulas, entre outros, como os demais elos desta cadeia produtiva, a fim de que não sofram qualquer restrição quanto às suas atividades de produção, visando evitar os graves riscos de desabastecimento dos itens de primeira necessidade essenciais à população.

Saiba mais sobre essas e outras solicitações no link: