Plural Gráfica fará impressão do Enem

Data da postagem: 11/08/2020

A empresa Plural Gráfica, localizada em Santana de Parnaíba, base do Sindigráficos, fechou contrato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e fará a impressão das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020. Sendo assim, a Plural será a responsável pela impressão de todos os cadernos de questões, cartões-resposta, folhas de redação e folhas de rascunho das versões impressa e digital.

Para o Sindigráficos, essa é uma grande oportunidade de crescimento para a gráfica. “A Plural chegou a ter quase 900 trabalhadores, mas, hoje, tem cerca de 630. Por mais de um mês, a empresa fez acordo para redução de 50% de salário e jornada dos trabalhadores, devido à pandemia do coronavírus. Agora, eles têm a chance de evitar demissões e ainda contratar novos trabalhadores”, afirmou o presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira.

Ainda de acordo com o presidente, os trabalhadores da Plural sempre contaram com apoio do Sindigráficos diante de problemas com a empresa e, através de reuniões, chegavam a bons acordos para a categoria. “Tínhamos alguns acordos de jornada que não valem mais, mas a gráfica continua respeitando a média de horário de jornada dos trabalhadores de 44h semanais. Em breve, voltaremos a conversar também sobre a jornada espanhola (trabalho em sábados alternados), que já era um direito do trabalhador, mas foi cortado devido à crise. Estamos de olho nessa questão”, afirmou. “Desejamos boa sorte para a gráfica e que a empresa cresça e empregue ainda mais gráficos. Lembrando sempre de respeitar os direitos trabalhistas”, concluiu.

Em 2009, quando as impressões da prova do Enem também aconteceram na Plural, os cadernos de questões foram roubados e as provas canceladas faltando dois dias para o exame. No entanto, a investigação NÃO constatou participação da gráfica no roubo, mas sim que o mesmo foi praticado por funcionários do consórcio responsável pela aplicação do Enem 2009, formado pelas empresas Funrio, Cetro e Consultec.