Presidente do Sindigráficos e representantes da Uni Global discutem medidas durante pandemia

Data da postagem: 12/05/2020

Nessa terça-feira, 12/5, o presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, participou de videoconferência com representantes do mundo inteiro da UNI Global.

Na oportunidade, os participantes puderem trocar experiências e falar um pouco sobre as medidas adotadas em cada país para lidar com a pandemia do novo coronavírus, que vem afetando diariamente o mundo inteiro.

De acordo com o presidente Joaquim, a Europa pode falar um pouco sobre as medidas de retomada econômica que vem sendo tomadas aos poucos. Já no Brasil, a Covid-19 ainda afeta milhares de pessoas diariamente e não se sabe se já alcançamos o pico da epidemia.

“Em nosso país, temos que lidar com uma Medida Provisória que coloca os trabalhadores nas mãos dos patrões. As empresas estão optando mais por acordos individuais e não coletivos, como sugeridos pelos sindicatos. Isso tira ainda mais nosso poder de negociação. O governo, mais uma vez, apunhala nossos trabalhadores e os coloca a mercê de seus patrões. Afinal, quem quer ficar desempregado em plena pandemia?”, afirmou Joaquim.

Ainda segundo o presidente, as empresas devem enviar todos os acordos firmados para análise do sindicato, que por sua vez, os analisa e, caso encontre irregularidade, intervém junto a direção da empresa para regularizar.