Presidente do Sindigráficos, representando a CONATIG, se reúne com Coordenador da CONALIS

Data da postagem: 18/10/2019

Nessa quinta-feira, 17/10, o presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, representando a CONATIG (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria, da Comunicação Gráfica e dos Serviços Gráficos), o presidente da CONATIG, Leonardo Del Roy, e o presidente do STIG Jundiaí, Leandro Rodrigues, apresentaram pauta propositiva para audiência com o Coordenador da CONALIS (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical), Ronaldo Lima dos Santos. O principal objetivo da CONATIG é contribuir com a formulação de ações que fortaleçam as relações trabalhistas e sindicais.

“Durante a reunião, pudemos falar sobre o caso da BRASPOR. O Sindigráficos já solicitou à Procuradoria Regional do Trabalho o acompanhamento de irregularidades constatadas nas empresas BRASPOR e LEOGRAF, além de comunicar o grave acidente de trabalho que aconteceu com um trabalhador que manuseava uma máquina e teve cinco dedos de uma mão decepados”, explica Joaquim. No documento entregue, o Sindicato solicita atenção total para a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho.

Na pauta, puderam falar sobre a Reforma Trabalhista, que desrespeita a liberdade sindical e tem como objetivo principal desestabilizar a atuação dos sindicatos e prejudicar a representação dos trabalhadores. O documento entregue aborda também a pacificação de conflitos trabalhistas, ou seja, que na esfera cível e no campo trabalhista haja a aplicação de métodos alternativos de resolução de conflito, como a utilização da mediação extrajudicial.

O incentivo às negociações coletivas como forma de melhorar as condições de trabalho também esteve em questão, assim como a liberdade sindical e autonomia das entidades sindicais. “As assembleias realizadas pelos sindicatos são dotadas de soberania. Tudo que é deliberado em Assembleia demonstra as verdadeiras demandas e anseios da categoria”, afirmou Joaquim.

A assessora jurídica da CONATIG, Zilmara Alencar, também esteve presente.