Prol Gráfica não paga rescisão contratual a funcionários demitidos

Data da postagem: 23/07/2013
Presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, durante protesto em frente a Prol Gráfica.

Nessa segunda-feira, 22/7, cerca de 100 trabalhadores da Prol Editora Gráfica, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica de Barueri, Osasco e região (Sindigráficos) e do Sindicato das Indústrias Gráficas do ABC, realizaram uma manifestação em frente a unidade Imigrantes da empresa, localizada em Diadema.

De acordo com o presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, a gráfica, que conta com mais de 900 trabalhadores apenas na unidade Imigrantes, demitiu mais de 500 gráficos das unidades Imigrantes e Barueri no início deste ano. Trabalhadores e sindicatos manifestavam a indignação com o descaso da empresa que ainda não pagou a 150 demitidos a rescisão contratual. Além disso, a empresa não efetua depósito do FGTS há cerca de 15 meses a todos trabalhadores.

Em reunião entre sindicatos e empresa, um representante da administração e outro do departamento de RH afirmaram que a Prol Gráfica pagará a primeira parcela da rescisão contratual até o dia 26/7. “Esperamos que os gráficos recebam o que é seu por direito até o final desse mês. Em relação ao depósito do FGTS atrasado, entraremos com uma ação coletiva representando os trabalhadores da unidade Barueri. Esperamos que a empresa cumpra o que foi negociado com os sindicatos e a comissão de trabalhadores presente na reunião. O presidente do Sindicato do ABC, Isaías Carrara, também apoia essa luta e está junto com trabalhadores para o que eles precisarem”, completa Oliveira.