Reajuste da aposentadoria será pago em agosto

Data da postagem: 28/07/2010

Sancionado pelo presidente Lula em 15 de junho, o reajuste de 7,72% para os aposentados, concedido aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), já estará na folha de pagamento de agosto, referente à julho.

Além do reajuste, também foi integrado no calendário de pagamento do INSS a diferença do valor atual ao pago no período de janeiro à junho, quando os benefícios, para quem ganha acima de um valor mínimo (R$ 510), estava reajustado com o percentual de 6,14%, segundo medida provisória aprovada em dezembro de 2009. Serão, ao todo, dois valores a mais no saldo de agosto: a alteração, segundo o novo percentual, de 7,72%, e a diferença deste valor sobre os meses anteriores, já que a medida é retroativa.

De acordo com anúncio feito pelo ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, os valores retroativos a janeiro serão pagos em parcela única, de 2 a 6 de agosto, dependendo do vencimento das aposentadorias.

O que alterou?

O reajuste substituído, de 6,14%, era equivalente a um ganho real (sem inflação) de 50% do índice de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2008 (2,5%). Já o novo valor, 7,72%, significa um ganho real de 80% do PIB. O montante na conta do aposentado, que poderá variar de R$ 45,99 a R$ 305,15, dependendo do salário recebido, refere-se a um ganho de 1,5% sobre os últimos seis meses.

O valor muda de acordo com a data

O reajuste não será o mesmo para todos os beneficiários da previdência. Segundo o Ministério da Previdência Social, o percentual varia de acordo com data de entrada da aposentaria. Para quem se aposentou até fevereiro de 2009, os 7,72% estarão valendo. Já quem começou a receber o benefício em dezembro do ano passado, terá o valor reajustado em apenas 4,38%.