Refletir sobre o trabalho melhora desempenho, diz estudo

Data da postagem: 26/05/2014
Divulgação

Na correria do trabalho, é comum ouvir profissionais reclamarem que lhes falta tempo até para pensar. Segundo um novo estudo de professores de escolas de negócios, no entanto, essa rotina acaba prejudicando não só o funcionário em questão, que fica mais vulnerável ao estresse, mas também a empresa — que perde em desempenho.

De acordo com a pesquisa de professores da Harvard Business School, da HEC Paris e da Kenan-Flagler Business School, da Universidade da Carolina do Norte, tirar um tempo para pensar e refletir sobre o trabalho sendo feito melhora o desempenho profissional.

Os professores realizaram três estudos sobre processos de aprendizado, sendo dois experimentos com quase 400 voluntários e o terceiro em uma empresa de telemarketing indiana. Os resultados mostraram que o desempenho dos profissionais na tarefa dada pelos professores foi até 25% melhor quando os participantes intercalavam o trabalho com períodos de reflexão e estudo sobre o que estava sendo feito — mesmo quando os que focaram apenas nas tarefas passaram mais tempo trabalhando.

Para a professora de Harvard e uma das coautoras do estudo, Francesca Gino, os resultados indicam que a melhor forma de aprender é a combinação de processos em que a pessoa aprende pela prática com a reflexão consciente do que está sendo feito. “Quando paramos, refletimos e pensamos sobre o que aprendemos, temos um senso maior da eficácia do processo. Assim ficamos mais motivados e acabamos tendo desempenho melhor.”

Francesca espera que a pesquisa faça companhias pensarem melhor na carga de trabalho exigida de funcionários. “Quando temos resultados ruins mesmo trabalhando muito, a resposta costuma ser trabalhar ainda mais. Não vejo muitas organizações que encorajam profissionais a refletir sobre o que fazem — ou que ao menos lhes dão tempo para fazê-lo.”