São Paulo tem vagas para aposentados que querem trabalhar

Data da postagem: 30/06/2014
Divulgação

Com uma expectativa de vida cada vez maior e a queda da renda ao passar a receber a aposentadoria, muitos segurados querem voltar ao trabalho, seja para complementar a remuneração ou para não ficarem parados.

Há dois caminhos: encontrar um emprego com carteira assinada ou abrir um negócio. Para quem busca uma vaga de trabalho, os centros públicos de emprego do Estado e da capital têm 7.696 vagas nesta semana. O Agora selecionou as melhores opções.

Miguel Sanchez, da Secretaria de Estado do Emprego e das Relações do Trabalho, diz que o perfil das empresas mudou em relação a quem tem idade acima de 40 e 50 anos. “Temos até vagas para quem tem mais de 65 anos. Aquela exclusão antiga, que pretendia contratar só candidatos entre 20 e 30 anos, está acabando”, diz.

Para ele, a mudança é recente e está ligada não só à maior expectativa de vida, mas também à valorização da experiência. “As empresas estão percebendo que esse tipo de funcionário é mais fiel”, afirma.

As vagas para os profissionais com mais idade, aposentados, concentram-se nos setores de comércio e de serviços, mas também estão em áreas altamente especializadas. No país, há pelo menos 5 milhões de aposentados que seguem trabalhando, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Fonte: Força Sindical