Sindigráficos alerta trabalhadores sobre Assédio Moral

Data da postagem: 12/08/2015

assedio-2Nesta semana, do dia 10 a 14 de agosto, o Sindicato dos Gráficos de Barueri e Região (Sindigráficos) está realizando mais uma campanha em seu Facebook para esclarecer assuntos trabalhistas à categoria. Desta vez, o tema em pauta é assédio moral e as maneiras de denunciar o agressor quando se é a vítima.

“O assédio moral é tão antigo quanto o trabalho, mas até hoje lutamos contra esta prática prejudicial ao trabalhador e damos assistência ao gráfico que passa por alguma situação caracterizada como o assédio”, explicou o presidente do Sindigráficos, Álvaro Ferreira da Costa.

O assédio moral é a exposição do trabalhador a situações humilhantes, chegando a ser considerado uma violência psicológica, já que a prática é caracterizada por acontecer repetidas vezes dentro do ambiente de trabalho. Algumas situações específicas do assédio moral são humilhação; isolamento; ameaças; ofensas verbais; falsa acusação; pressão psicológica; críticas; piadas de mau gosto em público; restrição do uso do banheiro; revista íntima; entre outros.

“Pedimos aos trabalhadores estarem sempre atentos aos sinais, pois além de prejudicar a pessoa profissionalmente, o assédio moral pode causar danos psicológicos, como a depressão”, afirmou o presidente. Para comprovar que está passando pelo assédio, a vítima deve anotar os detalhes das situações a que é exposta; pedir ajuda de colegas; evitar ficar sozinha com o agressor e procurar ajuda.

Para denunciar o assédio moral, o trabalhador pode procurar, por exemplo, o seu sindicato e a delegacia do trabalho. “O Sindicato deve ser considerado sempre que o trabalhador passar por qualquer situação desrespeitosa, pois como representantes legais da categoria, o sindicato é o responsável pela dignidade dos trabalhadores de sua base”, afirmou Álvaro.

O Sindigráficos pede aos gráficos da base que procurem o Sindicato caso isso esteja acontecendo em sua empresa, seja com o próprio trabalhador ou colega. Os trabalhadores merecem respeito e um ambiente de trabalho harmonioso.