Sindigráficos completa 23 anos hoje

Data da postagem: 20/08/2013

aniversario_sindicato

Hoje, 20 de agosto, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos) completa 23 anos de uma história de luta pelos trabalhadores.

O Sindicato foi fundado oficialmente em agosto de 1990. Começamos em uma pequena sala emprestada pelo Sindicato dos Desenhistas na Avenida João Batista e enfrentamos inúmeras dificuldades em nossa trajetória.

Em 2006, em minha gestão, o Sindicato passou por uma ampla reestruturação e modernização. Sempre administramos nossos recursos de forma responsável e pensando no trabalhador que representamos. Assim, sempre apostamos na transparência de nossas ações. Com esse lema, conseguimos aumentar nossa base de atuação e, no final de 2006, entregamos aos trabalhadores uma subsede própria em Taboão da Serra, atendendo ao município, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, São Lourenço, Juquitiba e Vargem Grande.

Hoje, sob a gestão da atual diretoria, o Sindigráficos representa milhares de trabalhadores em 15 municípios. Nos últimos anos, estamos crescendo com o ingresso de, aproximadamente, 80 novos sócios por mês. Esse crescimento resultou na conquista de uma sede própria em Barueri.

Em 2012, a reforma na subsede do Sindigráficos em Osasco foi realizada. Além da pintura na fachada, mudanças estruturais também foram feitas para melhorar o atendimento ao trabalhador. Assim, dois consultórios odontológicos equipados modernamente estão localizados no térreo do prédio para melhor acessibilidade. A recepção, a copa e a cozinha também estão mais arejadas e atraentes. A situação do imóvel também foi regularizada e conta com escritura definitiva.

Além do empenho em proporcionar estrutura para o gráfico, o Sindicato sempre esteve ativo nas lutas diárias dos trabalhadores. Estamos presentes no dia-a-dia da porta de fábrica e também nas lutas nacionais, como nas manifestações que marcaram o Brasil, em 11/7, no Dia Nacional de Luta, reivindicando, principalmente, a redução da jornada de trabalho para 40h semanais, fim do Projeto de Lei n° 4.330, que amplia a terceirização, e fim do fator previdenciário.

Sabemos a importância de estar sempre atentos as lutas nacionais e a central em que somos filiados, a Força Sindical. Por isso, nosso vice-presidente assumiu o cargo de 3º secretário da Secretaria de Seguridade Social na Força.

Este é o nosso Sindigráficos. Uma entidade forte e preparada para enfrentar e vencer os desafios do presente e do futuro!

Joaquim de Oliveira

Presidente do Sindigráficos