Artigo: Sindigráficos contra o Projeto de Lei 4330 e a precarização do trabalho no Brasil

Data da postagem: 19/05/2015

alvaro

Trabalhadores gráficos, chegou a hora de nossa categoria, ao lado de todos trabalhadores brasileiros, nos mobilizarmos contra o Projeto de Lei 4330, aprovado na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado, que amplia a terceirização para atividades-fim, precarizando as relações trabalhistas e jogando no lixo os direitos que demoramos anos para conquistar.

O PL em questão não passa de mais uma opção empresarial que expandir lucros. Para os trabalhadores, significa salários menores, maiores jornadas de trabalho, precarização de contratos, maiores índices de acidentes de trabalho e doenças, além de maiores chances de falta de pagamento de verbas rescisórias, depósitos do FGTS, entre outros direitos. Com o sistema sugerido pelo PL 4330, o trabalhador fica em uma situação de completa insegurança, principalmente econômica.

Além de todos estes riscos para o trabalhador, o que teremos com a aprovação deste PL é um atentado contra os empregos já existentes. Afinal, por que o patrão contratará alguém diretamente, se pode contratar um terceirizado e pagar muito menos por isso? Teremos a precarização dos trabalhos que já existem, demissões em massa e o nascimento de empregos que apenas desvalorizam nossos trabalhadores!

De acordo com estudos do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), terceirizados recebem salário 27% menor que os contratados diretamente e trabalham cerca de três horas a mais por semana, além de sofrer mais acidentes, sendo que a cada cinco trabalhadores que morrem no trabalho, quatro são terceirizados.

Não podemos permitir retrocesso dos nossos direitos. Sem apoio, o movimento sindical não conseguirá frear a aprovação deste PL. Por isso, trabalhadores, unam-se ao nosso Sindicato! Procurem os deputados que votaram nas eleições de 2014, enviem e-mail, liguem para seus gabinetes e cobrem uma posição favorável aos trabalhadores! Além disso, é essencial a participação dos trabalhadores nas mobilizações do movimento sindical contra a terceirização! Vamos às ruas lutar por nossos direitos! Diga não ao retrocesso!

Álvaro Ferreira da Costa, presidente do Sindigráficos