Sindigráficos discute a importância da implantação do Trabalho Decente

Data da postagem: 17/04/2015

trabalho_decente

O Trabalho Decente, segundo a OIT, é um “trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna”, isto é, um trabalho adequadamente remunerado e produtivo, exercido em condições de segurança, igualdade e liberdade, para garantir uma vida diga para o trabalhador.

Pensando na importância dessa discussão, no dia 15/4, o Sindigráficos participou do seminário “O movimento sindical e a construção de uma agenda do Trabalho Decente” com o objetivo de refletir sobre esta condição de trabalho e como o Trabalho Decente é trabalhado dentro dos sindicatos.

Neste seminário, pudemos ver como é importante a construção de uma agenda a favor da implantação do conceito de Trabalho Decente nas empresas, proporcionando ao trabalhador ambientes cada vez mais saudáveis e seguros”, completou nosso presidente Álvaro Ferreira da Costa.

O Brasil lançou, em 2006, a Agenda Nacional de Trabalho Decente (ANTD) para promover uma agenda do trabalho decente no país que define três prioridades, sendo elas a geração de mais e melhores empregos com oportunidade e tratamento iguais para todos; eliminação do trabalho escravo e do trabalho infantil; e o fortalecimento do diálogo social, que sirva como instrumento democrático.

O conceito do Trabalho Decente deve ser mais discutido no movimento sindical, pois refere-se a consolidação de estratégias necessárias para o bem-estar dos trabalhadores e da vida em sociedade de maneira geral”, afirmou Álvaro.

O seminário foi uma iniciativa da Nóbrega Desenvolvimento em parceria com a Prefeitura de Osasco, através da SDTI (Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão) e do Cissor (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e região).