Sindigráficos inicia negociações da Campanha Salarial 2013/2014

Data da postagem: 23/10/2013

1

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos) se reuniu nessa terça-feira, 22/10, com o Sindigraf, sindicato patronal dos trabalhadores na indústria gráfica para dar início às negociações da Campanha Salarial 2013/2014 “Trabalhadores gráficos em ação contra a enrolação”.

De acordo com o presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, representantes do patronal mostraram dados econômicos ruins e não apresentaram contraproposta. “A falta de uma contraproposta foi um absurdo, pois entregamos a pauta ao patronal no início de setembro. Além disso, o Sindigraf tentou se justificar mostrando alguns dados econômicos”, completa Oliveira.

Em relação às cláusulas sociais que compõem a Convenção Coletiva, o patronal também não apresentou nenhuma proposta, mas afirmou que o último acordo ainda é válido como assegura a Súmula nº 277 do Tribunal Superior de Trabalho. “De acordo com essa Súmula, a Convenção só pode ser modificada mediante negociação coletiva. Quando não há negociação, o último acordo permanece válido. No entanto, o Sindigráficos quer a manutenção dessas cláusulas e melhoria de algumas delas”, afirma o vice-presidente.

As negociações entre os sindicatos continuarão em reuniões agendadas para 5/11 e 12/11. “Não aceitamos migalhas. Continuaremos negociando para trazer mais conquistas para a categoria”, garante Oliveira.

Saiba mais

Em 13/9, o Sindicato realizou Assembleia Geral, em que a categoria aprovou pauta que reivindica, além da inflação, aumento real de 6%; 130% de acréscimo em relação à hora trabalhada em descansos semanais remunerados, feriados e dias compensados. Em relação à jornada de trabalho, o Sindigráficos acrescenta nova cláusula reivindicando 40 horas semanais para toda categoria.

Clique aqui e confira fotos da primeira reunião das negociações