Sindigráficos participa da Conferência UNI Gráficos na França

Data da postagem: 15/06/2011

Nos dias 7,8 e 9 de junho, o Sindigráficos participou da Conferência “Seguir o caminho: organização e Força” organizado pela UNI Gráficos & Global Packaging. A UNI é a União Mundial para as habilidades e serviços, que representa 900 sindicatos e 20 milhões de trabalhadores no mundo. O encontro foi realizado em Paris, França e discutiu estratégias para organizar e viabilizar uma resistência comum para os desafios do setor.

Na conferência foi destacada a importância da evolução e do fortalecimento dos sindicatos gráficos na busca de resultados positivos a todos os trabalhadores. No evento também foram debatidas as dificuldades enfrentadas pelo setor com as mudanças nas indústrias gráficas que precarizam as condições de trabalho, e a importância da reação sindical. “Estamos em uma luta para a nossa própria existência”, disse o Secretário Geral da UNI Philip Jennings.

Jennings afirmou ainda que “olhar para as lideranças sindicais é esperar uma ação. Vejo essa conferência como uma chamada” afirmou.

O Secretário ressaltou que é preciso organizar uma nova força de trabalho para garantir empregos com qualidade e dignidade e oferecer condições ao trabalhador para enfrentar os desafios da globalização.

Jennings defendeu que o setor gráfico tem que planejar a construção do poder dos trabalhadores através de uma organização e acordos globais com as multinacionais para os próximos quatro anos.

De acordo com o vice-presidente do Sindigráficos, Álvaro Ferreira da Costa (Já Morreu), a Conferência foi muito positiva. “Este encontro foi de suma importância para compreendermos as tendências da luta sindical mundial e nos prepararmos para os novos desafios que se desacortinam para a categoria. Saimos desta conferência com um novo rumo a seguir na luta pelos direitos do trabalhador gráfico”, ressaltou

Confira abaixo dois vídeos da conferência organizada pela UNI Gráficos & Global Packaging.