Sindigráficos participa de encontro global sobre as mudanças na indústria de impressão de segurança

Data da postagem: 21/10/2020

O presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, participou no último dia 19 de outubro, de uma videoconferência realizada pela Global Union – Graphical & Packaging, visando antecipar as discussões sobre as mudanças na indústria de impressão de segurança.

O Global Union – Graphical & Packaging é um sindicato global com mais de 800 mil membros e 150 sindicatos em todo o mundo. Durante o encontro que reuniu representantes de associações do Japão, Reino Unido, Colômbia e Alemanha, o presidente do Sindigráficos conduziu duas mesas redondas. A primeira tratou o seguinte tema: “Como a produção de notas bancárias foi afetada durante a pandemia? Desafios e ameaças devido à aceleração das tendências de pagamento digital e ao crescimento do e-commerce”.

E, a segunda: “Quais são os desafios que os trabalhadores do setor de impressão de segurança enfrentam e quais estratégias estão sendo implementadas pelos sindicatos?”.

“Falamos sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus no setor brasileiro e como nossa região se comportou. Por exemplo, as empresas que rodam cheques os impactos foram mínimos e quem parou, foi por um mês. Já as que imprimem cartões, não pararam nem um dia e estão a todo vapor”, afirmou Joaquim.

De acordo ele, o encontro também antecipou a discussão sobre as mudanças na indústria de impressão de segurança, em razão dos bancos digitais e dos pagamentos eletrônicos, como aqueles que utilizam aparelhos de celular. “Transações que, além de não precisarem de dinheiro em papel também podem ser feitas por aplicativos, e essa é uma discussão que ocorre nas Casas das Moedas do mundo inteiro. Aqui no Brasil, logo teremos o PIX que faz transferências a qualquer hora, sem ter que pagar tarifas bancárias, sem precisar de cartão ou moedas”.

Para Joaquim a previsão é que moeda continue por muito tempo, principalmente porque parte da população ainda não tem acesso aos meios digitais. “Mas é a tendência desse setor, por isso estamos trabalhando desde já nesse projeto para tentar minimizar uma possível diminuição de vagas e na preservação dos empregos”, concluiu.