Trabalhadores da RR Donnelley paralisam Rodovia Anhanguera

Data da postagem: 2/04/2019

Na manhã dessa terça-feira, 2/4, parte dos trabalhadores da RR Donnelley paralisaram a Rodovia Anhanguera, na altura do km 18, em Osasco. A manifestação é uma resposta ao anúncio de falência da empresa, que afirmou também não ter condições para pagar as verbas rescisórias dos gráficos.

“A empresa pegou todo mundo de surpresa, fecharam as portas na calada da noite e não deixaram mais ninguém entrar! Trabalhadores têm pertences pessoais dentro da Donnelley, mas não conseguem pegar”, explicou o diretor do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira.

Ontem, 1/4, o Sindigráficos se reuniu com o advogado contratado pela Donnelley para cuidar da falência, quando realizaram uma série de proposições para a empresa cumprir, como a realização, com urgência, dos procedimentos para a liberação do FGTS e do Seguro Desemprego, com baixa na Carteira de Trabalho, entrega do Perfil Profissiográfico Previdenciário e demais documentos rescisórios, como o Termo de Rescisão do Contrato; que seja apresentada uma proposta de pagamento imediato das verbas rescisórias e multa de 40% do FGTS dos trabalhadores; que seja liberado o quanto antes a entrada dos gráficos para retirarem pertences pessoais do local; que a empresa mantenha convênio médico por um período, já que há trabalhadoras gestantes e outros em tratamento.

Ao todo, são 970 trabalhadores da Donnelley desempregados no Brasil. O Sindigráficos continuará em negociação com a empresa para que os direitos trabalhistas sejam todos cumpridos, já que são pais e mães de família que tem que colocar comida em casa e pagar contas, e não podem ficar desamparados.

O Sindicato está preparando uma manifestação nesta quarta-feira, 3/4, em Osasco, e na quinta-feira, 4/4, em Barueri, na porta da empresa.