Trabalhadores da Wintech do Brasil entram em greve

Data da postagem: 28/07/2010

Postado em 26 de julho de 2010

Foi deflagrada nesta segunda-feira, 26, a greve dos trabalhadores da Wintech do Brasil. Cerca de 150 funcionários paralisaram suas atividades em repúdio aos abusos de poder realizados pela diretoria da empresa.

Como se não bastassem as circunstâncias que levaram à apresentação de denúncia no Ministério Público contra a empresa pelo Sindigráficos, sobre crimes contra a organização do trabalho, com denúncias de demissões injustificadas e sem pagamento das rescisões devidas, a gráfica tem pressionado ainda mais seus trabalhadores, passando por cima tanto das leis que resguardam a CLT quanto da Constituição Federal.

Os motivos que levaram à mobilização vão desde atrasos constantes dos salários à falta de pagamento de direitos, como o vale transporte – desde dezembro do ano passado -, e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que não é depositado desde de setembro.

O quadro é ainda mais preocupante. Conforme levantamento do Sindigráficos em matérias da imprensa, o mau gerenciamento e administração das finanças da empresa já acumulou dívida de mais de R$ 6 milhões, incluindo credores e Fazenda Pública (Receita Federal).

Segundo o presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, “a Wintech quer, agora, minimizar seu saldo devedor descontando cada minuto de atraso do trabalhador, “distribuindo” justa causa sem mérito ou explicação e fazendo o uso da prática de férias aleatórias, sem motivo ou aviso prévio com 30 dias de antecedência, desrespeitando a visão e valores da própria empresa”, disse. O presidente fala sobre o lema da gráfica, que diz (em seu site) buscar sua excelência “cumprindo com suas obrigações sociais, preservação do meio ambiente e da vida, adotando um comportamento ético embasado na seriedade, no comprometimento e na confiabilidade”.

A paralisação segue por tempo indeterminado até que sejam pagos as rescisões trabalhistas aos demitidos e os valores atrasados aqueles que ainda estão ativos na empresa.