Trabalhadores da Wintech em greve por não pagamento de salários e 13º

Data da postagem: 6/12/2011

Os trabalhadores da Gráfica Wintech do Brasil, em Barueri, entraram em greve na tarde desta terça-feira, 6 de dezembro, depois que a empresa atrasou o pagamento dos salários de novembro.

O atraso não foi o primeiro. Os trabalhadores reivindicam também o pagamento da primeira parcela do 13º salário. A paralisação conta com apoio e organização do Sindicato. O presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, está acompanhando as mudanças de turno e pressionando o patrão.

Esta é a segunda vez em menos de 30 dias que a empresa desrespeita os direitos dos trabalhadores e sofre paralisação. O adiantamento quinzenal (vale) já mobilizou os funcionários que cruzaram os braços por duas horas em protesto contra a ameaça de não pagamento, que só saiu na base da pressão.

“Não vamos permitir que o desrespeito aos companheiros gráficos saia impune. O trabalhador deve ser remunerado em dia e a disposição dos companheiros é de só retomar as atividades quando o dinheiro estiver no bolso”, explicou o presidente Joaquim de Oliveira, o Quinzinho.

A orientação do sindicato é que os trabalhadores permaneçam de braços cruzados até que sejam atendidas as reivindicações. O Sindigraficos também apresentou denúncia relativa à empresa no Ministério do Trabalho onde será realizada a mediação (mesa redonda)  entre o Sindigráficos e a Gráfica Wintech do Brasil na próxima segunda-feira, 12,  com a finalidade de solucionar o descaso da empresa em relação ao cumprimento das obrigações trabalhistas.

Funcionários da Wintech em greve