Veja 15 informações que não devem ser colocadas no currículo

Data da postagem: 21/08/2014
Divulgação

Como os recrutadores costumam receber muitos currículos, não conseguem ler e analisar todos atentamente. Dura apenas seis segundos a primeira análise de cada um. Assim, o profissional pode ser perfeito para o trabalho, mas se o currículo não está bem escrito ou bem formatado corre o risco de ir para a pilha dos descartados.

“Pense no currículo como um convite de casamento ou um anúncio importante. Você não mandaria um convite de casamento com erros de digitação e mentiras ou com muitas informações. Então, por que os profissionais mandam currículo com esses problemas?”, diz Tina Nicolai, coach executiva e fundadora do site Resume Writers’ Ink.

Para ajudar na preparação, o site de carreiras norte-americano Business Insider listou 15 informações que não devem ser colocadas no currículo. Veja abaixo:

1) Objetivo
Se o profissional está se candidatando a uma vaga já está óbvio que ele quer o emprego e que isso é o seu objetivo. Não é preciso escrever isso. A exceção é para quem está mudando de área de atuação, que pode colocar o objetivo e também incluir um pequeno resumo das qualificações.

2) Experiências irrelevantes
Trabalhos muito antigos ou que não agregam experiência ou conhecimento para a atual vaga não devem ser colocados no currículo. Isso vai deixar o documento mais enxuto e aumentar a chance de “ser visto”.

3) Informações pessoais
Estado civil, orientação sexual e número da carteira de trabalho não devem estar no currículo. Essas informações podem ter sido relevantes no passado, mas nenhuma empresa quer vê-las hoje no documento.

4) Hobbies
A verdade é que o recrutador não liga para o que o profissional gosta de fazer nas suas horas vagas. Se o hobby não é relevante para o futuro emprego do candidato, ele pode retirar isso do currículo e economizar espaço.

5) Idade
Os profissionais que não querem ser discriminados por sua idade podem tirar a data de formação na faculdade, segundo Catherine Jewell, autora do livro “New resume, new career” (Novo currículo, nova carreira, em português).

6) Referências
Se o recrutador quiser falar com as referências do profissional, ele vai pedi-las diretamente. O candidato também pode falar sobre elas durante a entrevista. As expressões “tenho referências” ou “referências disponíveis” servem apenas para ocupar mais espaço no currículo.

7) Pronomes pessoais
O currículo não deve ter palavras como “eu”, “ela” ou “meu”. “Não escreva no currículo na terceira ou primeira pessoa. O recrutador já entendeu que tudo o que está lá são informações do candidato e de suas experiências”, diz Tina Nicolai, coach executiva e fundadora do Resume Writers’ Ink.

8) E-mail
Endereços de e-mails com apelidos ou palavras não profissionais devem ser esquecidos. Criar um e-mail não leva mais que alguns minutos, portanto, o candidato deve ter um endereço com seu nome e sobrenome para passar uma imagem de profissionalismo.

9) Identificação de itens
Os candidatos não precisam identificar as informações que estão no topo do currículo, como telefone, e-mail, nome, data de nascimento. O recrutador vai ver os dados e saberá identificar cada um deles.

10) Contatos no atual emprego
O contato do atual emprego não deve ser informado no currículo. O candidato pode citar que ainda está empregado, mas certamente não vai querer os recrutadores telefonando para o seu local de trabalho para convidá-lo para uma entrevista.

11) Pretensão salarial
O salário deve ser discutido durante a entrevista. Os profissionais não devem incluir sua faixa salarial no currículo e também não devem informar qual a sua pretensão salarial.

12) Fontes
O profissional deve evitar fontes de texto que estão desatualizadas. O mais indicado é uma fonte padrão, que seja fácil de ler e tenha bom espaçamento. O tamanho da fonte também deve ser observado para ajudar na leitura.

13) Chavões
Raça, lutador, pensar fora da caixa, sinergia e pessoa proativa foram os chavões mais criticados na última pesquisa do CareerBuilder que listou as piores e as melhores expressões utilizadas em currículos, em abril deste ano. Portanto, os candidatos devem evitar essas expressões e optar por palavras que realmente tenham relação com a sua atuação profissional.

14) Notas da faculdade
Não é necessário incluir as notas obtidas na faculdade, já que elas não relevantes para determinar o desempenho atual do profissional.

15) Foto
O currículo não precisa ter a foto do profissional. Muitas vezes, a imagem fica com uma resolução ruim na impressão ou mesmo no monitor do computador e o que tinha o objetivo de ajudar pode atrapalhar.