Você está no trabalho certo? Responda a 12 perguntas e descubra

Data da postagem: 25/03/2015
Thinkstock

Tem gente que não percebe que viver reclamando só serve para piorar as coisas. Conheço gente com visão negativa sobre quase tudo, que, em vez de olhar os benefícios que recebe da empresa e as coisas positivas que seu emprego oferece, vive reclamando de pequenas coisas, criando um clima de insatisfação nos outros e em si próprio.

Muitos desses funcionários só reconhecem os valores e benefícios de sua empresa depois que são dispensados, quando deixam a empresa e, arrependidos, têm maior contato com a realidade exterior. Descobrem que a empresa em que trabalhavam era, de fato, uma boa empresa, ou pelo menos procurava ser e fazer o melhor que podia.

Sempre digo que não existe empresa ruim. Talvez você é que esteja no lugar errado. Ficar insatisfeito, irritado ou bravo com situações no trabalho é muito normal e faz parte de qualquer empresa, mesmo sendo uma daquelas melhores empresas para se trabalhar.

Você tem a expectativa irreal de achar que um bom ambiente de trabalho é harmonioso o tempo todo? Isso não existe!

O problema é quando ficamos insatisfeitos por longos períodos com as regras da empresa e com o comportamento e atitudes das pessoas que trabalham conosco.

Isso indica divergência de valores, ou seja, sua forma de pensar e agir não corresponde com aquele ambiente. Não se muda a cultura de uma empresa inteira do dia para a noite. É provável que seja você quem tenha que mudar.

Responda honestamente 12 questões com sim ou não. As perguntas foram extraídas de uma pesquisa feita pelo Instituto Gallup para avaliar até que ponto você está trabalhando no lugar certo e criando condições para construir uma carreira de sucesso:

1. Eu sei o que se espera de mim no trabalho?
  2. Eu possuo os materiais e equipamentos necessários para executar corretamente meu trabalho?
  3. No trabalho, eu tenho a oportunidade de fazer o que faço de melhor todos os dias?
  4. Nos últimos 7 dias, eu recebi demonstrações de reconhecimento ou elogios pela realização de um bom trabalho?
  5. O meu superior, ou alguém do trabalho, parece ter consideração por mim como pessoa?
  6. Alguém no trabalho incentiva o meu desenvolvimento?
  7. No trabalho, minhas opiniões parecem importantes?
  8. A missão e o propósito de minha empresa indicam que o meu trabalho é importante?
  9. Os meus colegas de trabalho têm o comprometimento de realizar um trabalho de qualidade?
  10. Há alguém que eu possa considerar um amigo no trabalho?
  11. Nos últimos 6 meses, alguém no trabalho falou comigo sobre o meu progresso?
  12. Neste ano, eu tive oportunidade de aprender e crescer no trabalho?

Se respondeu sim a todas as questões, meus parabéns! Você já está no caminho da construção de uma carreira de sucesso.

Agora, se respondeu não a mais de uma pergunta, então mude enquanto é tempo. Você está trabalhando no lugar errado. De nada vai adiantar ficar reclamando ou reivindicando maiores benefícios ou atitudes diferentes, seja do chefe ou dos colegas na sua empresa. Não espere as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois agir.

É preciso acreditar em você, na sua capacidade de vencer, construir e transformar a realidade. Deixe de lado todo ceticismo e pare de reclamar, faça algo por você e verá a diferença na sua carreira.

Pense nisso.

Fonte: Daniela do Lago, colunista do UOL