170 mil gastam mais 1 hora no trajeto até o trabalho segundo dados do IBGE

Data da postagem: 7/05/2012

Fonte: webdiario.com.br

Divulgação

Censo aponta ainda que 22 mil pessoas precisam de mais de 2 horas para chegar até o emprego todos os dias

Sair do trabalho, após um dia inteiro de atividades, e ainda levar pelo menos uma hora para voltar para casa. Ou acordar de manhã, ainda de madrugada, para enfrentar no mínimo 60 minutos dentro de um carro, ônibus ou trem até chegar ao emprego. Essa é a dura realidade enfrentada por quase 170 mil moradores da região Oeste.

De acordo com dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados na última semana, dos 707, 8 mil moradores da região Oeste, com mais de 10 anos, que estão empregados, uma parcela de 170,8 mil pessoas leva mais de uma mora no deslocamento, todos os dias, até o trabalho. Desse total, 148,6 mil ficam nesse trajeto entre 1 e 2 horas. E outras 22,1 mil estão em situação ainda mais difícil: enfrentam mais de 2 horas no caminho trabalho/casa ou vice-versa.

Apesar dessa situação limite, os dados do Censo revelam ainda que, entre os trabalhadores da região, a maioria – em um total de 267,5 mil pessoas – vive uma realidade mais tranqüila, levando entre 30 minutos e 1 hora para de deslocar até o trabalho. E outra parcela significativa – de 235,9 mil trabalhadores, faz o mesmo percurso em um intervalo entre 6 minutos e meia hora.
Na outra ponta da balança estão 32,4 mil pessoas que podem ser consideradas de melhor sorte, já que gastam, no trajeto entre o trabalho e suas casas, até 5 minutos de deslocamentos.

Esse tempo é perdido dentro de um carro, ônibus ou trem