1º de maio: Trabalhador traçando um caminho de vitórias

Data da postagem: 30/04/2014

1demaio

O 1º de maio, o Dia do Trabalhador, é marcado por reflexão acerca de nossa história em busca de direitos trabalhistas, além de ser uma homenagem para aqueles que morreram lutando por reivindicar condições digas de trabalho.

 Você sabe por que celebramos o Dia do Trabalhador em 1º de maio?

Nessa mesma data, em 1886, em Chicago, Estados Unidos, milhares de operários iam às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, como a redução diária da jornada de trabalho, já que trabalhavam por 14 horas todos os dias. Uma greve paralisou os Estados Unidos. Dois dias depois, manifestantes foram violentamente reprimidos por policiais. Intensificados os confrontos, trabalhadores foram mortos.

Após três anos, em 1889, o Dia do Trabalhador foi estabelecido como feriado pela Segunda Internacional Socialista. No Brasil, o 1º de maio foi instituído pelo presidente Artur Bernardes, em 1924.

A data também nos remete a marcos para o trabalhador, como a instituição do salário-mínimo, em 1940, e a criação da Justiça do Trabalho, em 1941, ambos instituídos pelo governo de Getúlio Vargas. 

GALERIA