2ª rodada de negociação dos gráficos termina sem acordo

Data da postagem: 9/11/2016

bandeira

Na terça-feira, 8/11, nosso Sindicato participou da 2ª rodada de negociação da Campanha Salarial, este ano com o slogan “Remando em uma só direção nós quebramos a onda do patrão”. Na reunião, nossos representantes recusaram na mesa a contraproposta ridícula do sindicato patronal, que ainda estava distante das reivindicações dos gráficos.

Segundo o presidente do Sindigráficos, Álvaro Ferreira da Costa, houve algum avanço, já que os sindicatos presentes conquistaram a manutenção dos direitos já previstos na Convenção Coletiva de Trabalho, com exceção da Participação dos Lucros e Resultados (PLR), que os patrões insistem em tentar tirar dos trabalhadores.

Quanto ao reajuste salarial, a pífia proposta apresentada pelas empresas previa a reposição de apenas 90% da inflação atual, e mesmo assim parcelada em duas vezes, sendo a primeira parcela em novembro e a segunda só em maio de 2018.

“Essa contraproposta não está condizente com a realidade da categoria gráfica.  A cada dia, o patrão vem demonstrando mais desrespeito com os trabalhadores! Em primeiro lugar, nossa data-base é no dia 1º de novembro, mas a 1ª rodada de negociação foi marcada apenas no dia 26 de outubro. No entanto, não vamos nos deixar abater! Juntos somos 85 mil trabalhadores em todo estado de São Paulo! Vamos nos unir para recuperar o índice da inflação em nosso reajuste salarial! Não podemos deixar que nosso salário fique estagnado e percamos poder de compra, enquanto o patrão fica mais rico!”, afirmou o presidente Álvaro.

Uma nova rodada de negociação está marcada para o próximo dia 17/11. Até lá, nossa categoria precisa continuar mobilizada e preparada para a luta.