3 de agosto é Dia de Luta pela Agenda Unitária

Data da postagem: 29/07/2011

Uma grande manifestação de trabalhadores tomará conta das principais ruas de São Paulo nesta quarta-feira, 3 agosto, quando trabalhadores da região Sudeste do país irão se reunir no Dia de Luta pela Agenda Unitária de 2011.

Nosso sindicato, assim, como as demais centrais sindicais,  irá se unir aos trabalhadores de todo Sudeste em frente ao Estádio do Pacaembu, na capital paulista. De lá, seguiremos pela Avenida Paulista, descendo pela Brigadeiro e chegando à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O ato coroa uma série de mobilizações realizadas pelo Brasil inteiro, organizadas pela Força Sindical, ao lado das centrais UGT, CGTB, CTB e Nova Central e de diversos movimentos sociais. Além das manifestações, foram realizados encontros que pressionaram os deputados federais das várias regiões a conhecerem e votarem a favor das reivindicações dos trabalhadores.

A primeira grande mobilização foi em Brasília, no dia 3 de julho, com mais de 30 mil pessoas presentes. Depois houve manifestações diversas cidades, como Salvador (Bahia), Maceió (Alagoas), Fortaleza (Ceará), João Pessoa (Paraíba) e Aracaju (Sergipe). No dia 28 de julho, Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e Florianópolis (Santa Catarina) farão suas mobilizações.

As principais bandeiras de luta deste ano são as seguintes:

– Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário;

– Fim do fato previdenciário;

– Regularização da terceirização para que sejam garantidos benefícios iguais para todos trabalhadores;

– Regulamentação das convenções 151 (servidores públicos) e 158 (contra demissão imotivada) da OIT (Organização Internacional do Trabalho);

– Reforma agrária.

Vamos participar. Essas lutas são de todos !