7 de Fevereiro - Dia do Gráfico: 99 anos de história

Data da postagem: 4/02/2022

O Dia do Gráfico – 7 de fevereiro é uma data especial para todos os trabalhadores gráficos do Brasil, pois é comemorado 99 anos do Dia Nacional da categoria!

Esse é o momento de lembrar o legado deixado pela histórica greve de 42 dias da categoria que aconteceu em São Paulo, no ano de 1923, e que garantiu importantes direitos para os gráficos até os dias de hoje, como a CLT (Leis da Consolidação do Trabalho), redução de jornada de trabalho e férias remuneradas.

Naquela época, liderados por João da Costa Pimenta, os gráficos já mostravam o pioneirismo e a força de uma categoria que lutou contra patrões e o sistema político. Nascia então a União dos Trabalhadores Gráficos (UTG) – primeiro sindicato oficialmente reconhecido no Brasil e a primeira Convenção Coletiva de Trabalho no País, mesmo antes dessas regras serem institucionalizados por meio de leis públicas.

Este é o legado dos trabalhadores gráficos, e destacadamente do maior de todos os gráficos: João da Costa Pimenta, um homem simples, que a partir de sua ideologia em acreditar na justiça social e lutar pela classe operária brasileira, tornou-se um grande líder e protagonizou um dos mais combativos episódios de resistência, unidade e mobilização da categoria. O seu desejo era de que o dia 7 de fevereiro, data em que se iniciou a greve de 1923, nunca fosse esquecida pelos gráficos. Ela se tornou do Dia Nacional do Gráfico e continua viva na memória dos trabalhadores como a maior expressão de luta e de vitória da categoria.

É preciso avançar sempre e manter a classe organizada e estruturada, principalmente nesse momento em que vivemos a pandemia do novo coronavírus, marcado por mortes, paralisação de atividades, aumento do desemprego e crises econômicas. Precisamos preservar o emprego e a saúde do trabalhador no meio dessa crise sanitária

Por tudo isso e muito mais, o trabalhador gráfico e toda nossa categoria tem muitos motivos para continuar!
A luta dos gráficos não pode parar!

Parabéns, gráfico!

GALERIA