7 de Fevereiro - Dia do Gráfico: A luta não pode parar!

Data da postagem: 6/02/2021
jcomp

O Dia do Gráfico – 7 de fevereiro é uma data especial para todos os trabalhadores brasileiros. É o momento de lembrar o legado deixado pela histórica greve de 42 dias da categoria que aconteceu em São Paulo, no ano de 1923, e que garantiu importantes direitos para os gráficos até os dias de hoje, como a CLT (Leis da Consolidação do Trabalho), redução de jornada de trabalho e férias remuneradas.

Naquela época, liderados por João da Costa Pimenta, os gráficos já mostravam o pioneirismo e a força de uma categoria que lutou contra patrões e o sistema político. Nascia então a União dos Trabalhadores Gráficos (UTG) – primeiro sindicato oficialmente reconhecido no Brasil e a primeira Convenção Coletiva de Trabalho no País, mesmo antes dessas regras serem institucionalizados por meio de leis públicas.

É preciso avançar sempre e manter a classe organizada e estruturada, principalmente nesse momento em que vivemos a pandemia do novo coronavírus, marcado por mortes, paralisação de atividades, aumento do desemprego e crises econômicas. Precisamos preservar o emprego e a saúde do trabalhador no meio dessa crise sanitária

A luta dos gráficos não pode parar! Na data em que comemoramos 98 anos da greve histórica, batalhamos muito para firmar o acordo da Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021. A categoria só conquistou o reajuste depois de intensas rodadas de negociações, impasses e discussões, entre o Sindigráficos de Barueri, Osasco e Região, juntamente com outros sindicatos de trabalhadores do setor gráfico do Estado de São Paulo.

Por tudo isso, trabalhador gráfico, nossa categoria tem muitos motivos para se orgulhar!

Parabéns, gráfico!

GALERIA