A força da classe trabalhadora
Na quinta-feira, 11/7, marcada pelo Dia Nacional de Luta, milhares de trabalhadores ao lado de Centrais Sindicais e sindicatos tomaram as principais ruas e avenidas das cidades brasileiras com o objetivo de fortalecer a luta da classe trabalhadora.
Nós, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos), estivemos presentes, ao lado de 35 sindicatos e milhares de trabalhadores, na passeata de Osasco, onde percorremos ruas centrais da cidade, como Rua Antônio Agu, Rua Dona Primitiva Vianco e Avenida dos Autonomistas, e reivindicávamos principalmente três itens que compõem a pauta nacional: a redução da jornada de trabalho para 40h semanais, fim do Projeto de Lei nº 4.330, que amplia a terceirização, e o fim do fator previdenciário.
Entre essas, cabe lembrar outras reivindicações que traduzem o que as vozes das ruas pedem ao governo: investimento de 10% do PIB para a educação; 10% do orçamento da União para a saúde; transporte público e de qualidade; valorização das aposentadorias; reforma agrária e suspensão dos leilões de petróleo.
A mobilização, que aconteceu de forma unitária e ordeira, é um grande passo para que sejamos ouvidos e atendidos por nossos representantes que estão no poder. O Dia Nacional de Luta foi essencial para reforçar a pauta dos trabalhadores. Foi gratificante ver a força dos trabalhadores reunidos com seus sindicatos em busca de mudanças para todas as categorias do Brasil.
Agora, as centrais sindicais estão programando nova manifestação para o próximo 6 de agosto. Dessa vez, iremos lutar contra o Projeto de Lei 4.330. Vamos continuar lutando por um Brasil desenvolvido e que valorize o trabalhador.
Álvaro Ferreira da Costa
Vice-presidente do Sindigráficos