Artigo - Campanha Salarial: a hora é de luta e negociação

Data da postagem: 29/10/2013

joaquim

A sexta-feira, 13 de setembro, marcava o início de mais uma Campanha Salarial do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos), a Campanha 2013/2014 “Trabalhadores gráficos contra a enrolação”. Na ocasião, o Sindicato realizava duas Assembleias Gerais, com trabalhadores da indústria gráfica e gráficos de jornais e revistas, e definia os principais pontos que seriam defendidos nos próximos meses.

Entre os principais itens que compõem a pauta de reivindicações estão o aumento salarial de 6%, mais a inflação; 130% de acréscimo em relação à hora trabalhada em descansos semanais remunerados, feriados e dias compensados. Além disso, em relação à jornada de trabalho, acrescentamos nova cláusula reivindicando 40 horas semanais para toda categoria.

No dia 9 de outubro, o Sindigráficos começou a negociar com representantes do Sindicato de Jornais e Revistas do Interior. Na ocasião, os patrões apenas reclamaram da atual situação econômica, mas não fizeram nenhuma proposta financeira para o Sindigráficos.

Já nas reuniões com o Sindicato de Jornais e Revistas da Capital, em 16 e 28 de outubro, tivemos avanços nas negociações. O patronal garantiu manutenção das cláusulas da Convenção Coletiva e conseguimos um reajuste que cobre a inflação desse ano, que está em 5,69%. No entanto, vamos continuar negociando para termos melhores resultados.

Em relação às negociações com o Sindigraf, sindicato patronal dos trabalhadores na indústria gráfica, realizamos a primeira reunião no dia 22 desse mês. Infelizmente, as negociações não foram tão boas quanto esperávamos. Além de mostrar dados econômicos ruins, o patronal não apresentou contraproposta, o que é um absurdo, já que entregamos nossa pauta no início de setembro.

Como não aceitamos migalhas e vamos lutar até termos bons resultados para os trabalhadores, o Sindigráficos está realizando assembleias nas portas de diversas empresas para conscientizar os trabalhadores sobre a possibilidade de paralisarmos atividades caso o patronal não apresente uma proposta coerente e resultados significativos à categoria. Na Folha de São Paulo e na Brasilgráfica, além de conscientizar os trabalhadores sobre as greves, tratamos também de assuntos específicos da empresa, como o assédio moral.

Com o Sindigraf, teremos reunião nos dias 5 e 12 de novembro, para dar continuidade às negociações.

Em nossas Campanhas anteriores também enfrentamos muita resistência dos patrões, mas conseguimos garantir direitos e ganhos reais para a categoria, como os reajustes acima da inflação. Na Campanha 2011/2012, o reajuste salarial foi de 9%, em um período que a inflação estava 6,76%. No ano passado, o reajuste foi de 7,20% e a inflação estava 5,99%. Esse ano não será diferente! Vamos persistir para garantir aumento acima da inflação e a manutenção de direitos.

Em breve, traremos resultados positivos da Campanha Salarial.

Joaquim de Oliveira

Presidente do Sindigráficos