Artigo: Pela qualidade de vida do trabalhador, Sindigráficos luta contra terceirização na região

Data da postagem: 21/07/2015

alvaro

O Sindigráficos, mais uma vez, entrou em uma grande luta em prol dos direitos dos trabalhadores! Desta vez, vamos contra a terceirização nas empresas de nossa base e negociamos para que os terceirizados já contratados sejam efetivados, tendo direitos e benefícios garantidos por lei e Convenção Coletiva de Trabalho e, em caso de qualquer problema, saibam que podem recorrer ao Sindigráficos, seu representante legal!

A terceirização é uma opção para empresas aumentarem seus lucros, sem terem grandes compromissos com o trabalhador que a faz enriquecer! Para a classe trabalhadora, a terceirização significa precarização dos contratos de trabalho; salários baixos; maior risco de acidente de trabalho; maior exposição à falta de pagamento de verbas rescisórias, falta de depósito do FGTS e recolhimentos previdenciários, diferença de direitos em relação aos trabalhadores contratados diretamente, entre diversos outros pontos prejudiciais apenas ao trabalhador! Além disso, as empresas podem terceirizar apenas serviços relacionados a atividade-meio, ou seja, uma função que não constitui o produto final. Assim, a contratação de terceirizados deve acontecer apenas em prestação de serviços, como, por exemplo, na área de limpeza e segurança.

De acordo com a DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), os terceirizados ganham 27% menos que aqueles contratados diretamente; trabalham cerca de 3 horas a mais por semana e sofrem mais acidentes de trabalho, visto que a cada cinco trabalhadores que morrem em decorrência do trabalho, quatro são terceirizados.

É por causa destes dados alarmantes que nosso Sindicato está lutando contra a terceirização! Queremos proporcionar mesmos direitos, benefícios, salários, jornada e qualidade de vida para todos trabalhadores de nossa base! Nossa luta já começou e tivemos grandes vitórias, pois cerca de 400 trabalhadores terceirizados já foram contratados diretamente por suas empresas e nossas negociações estão bem avançadas com outras gráficas!

Se a empresa em que você trabalha tiver trabalhador terceirizado, denuncie ao nosso Sindicato!

Álvaro Ferreira da Costa, presidente do Sindicato dos Gráficos de Barueri e Região (Sindigráficos)