Artigo: Sindigráficos trabalha dobrado para prevenir a vida e os empregos dos trabalhadores

Data da postagem: 23/04/2020

Durante a pandemia do novo coronavírus, o Sindigráficos vem tomando uma série de providências que visam a preservação da saúde dos trabalhadores da categoria gráfica, assim como a manutenção de seus empregos e de seus direitos.

Além de reduzir o tempo de atendimento na sede do Sindicato, localizada em Barueri, o Sindigráficos também suspendeu o atendimento odontológico e alguns eventos previstos para acontecerem durante esse período, como o Campeonato de Society, que reúne, anualmente, dezenas de trabalhadores.

Estamos também orientando as empresas sobre medidas de higiene, de acordo com o Ministério Público do Trabalho e a Organização Mundial da Saúde. Às empresas, o Sindicato recomenda que o ideal é que concedam férias coletivas, licença remunerada ou férias vencidas aos trabalhadores que já têm o direito. Já àquelas que estão trabalhando parcial ou totalmente, a recomendação é a instalação de vários pontos de álcool gel, sabonete nos banheiros, revezamento maior na hora da refeição, evitando aglomeração de pessoas, e entrada e saída em horários alternados para evitar multidões nos transportes públicos.

No entanto, devido a necessidade do distanciamento social, muitos setores da indústria gráfica também estão fechando ou com demanda reduzida. Devido a Medida Provisória 936, que permite reduções de salário e jornada de 25%, 50% ou 75%, as empresas começaram a procurar o Sindigráficos para fazer acordos. Estamos analisando todos os acordos e discutindo as melhores saídas com as empresas. O principal objetivo é manter os empregos dos gráficos e diminuir o impacto financeiro que os acordos trarão para a vida dos trabalhadores, mas todos perderão um pouco de poder aquisitivo.

Para isso, o Sindicato se reuniu em videoconferência com o Dieese, quando recebeu dicas sobre como proceder diante da situação e auxiliar da melhor maneira possível o trabalhador a fazer os acordos com as empresas preservando seu emprego sem sair completamente lesado.

Esclarecemos que o Sindicato ainda é o único que consegue defender os trabalhadores mediante empresas que querem cada vez mais, se aproveitando da situação, tirar os direitos dos gráficos. Não concordamos com a decisão do Supremo Tribunal Federal de que não é necessária a anuência dos sindicatos para validar acordos individuais que preveem a redução de salários. Patrão não conversa com trabalhador! Patrão vai impor sua decisão e o trabalhador vai acatar por medo de ser demitido! Por isso, ainda orientamos as empresas a nos procurar para fechar os acordos com os trabalhadores!

Estamos trabalhando dobrado e de olho em todas as situações decorrentes dessa crise que vivemos para proteger o emprego e a vida do trabalhador.

Diretoria do Sindigráficos