Artigo: Taxa de desemprego vai subir em 2016, mas com união, continuaremos lutando por nossas conquistas!

Data da postagem: 24/02/2016

Em 2015, os trabalhadores de todo o Brasil viram uma grande retração no mercado de trabalho devido à crise econômica enfrentada pelo país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo trimestre do ano, a taxa do desemprego chegou a 8,3%.

Infelizmente, o ano de 2016 não será diferente! Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o número de desempregados no Brasil subirá de 7,7 milhões em 2015 para 8,4 milhões em 2016, totalizando 700 mil novos desempregados.

Durante 2015, nossos direitos também foram atacados com as Medidas Provisórias 664 e 665, aprovadas pelo Governo Federal, que modificaram diversos de nossos benefícios, como o seguro-desemprego, pensão por morte, abono salarial e auxílio-doença, ferindo os direitos dos trabalhadores conquistados com muito esforço e dedicação através movimento sindical. Neste ano, também temos que estar preparados para novos ataques e mais preparados ainda para agir diante de qualquer ameaça aos nossos direitos.

No entanto, nosso Sindicato provou que com união, perseverança e muita luta podemos alcançar ganhos reais para nossa categoria, mesmo em momentos de crise.

Agora, em 2016, vamos continuar aprendendo juntos mesmo em momentos difíceis! O Sindigráficos continuará lutando para manter o emprego dos trabalhadores de nossa base, assim como seus direitos, valorização e melhor qualidade de vida! Contamos com o apoio de vocês!

Álvaro Ferreira da Costa, presidente do Sindicato dos Gráficos de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos)