Como fica o trabalho na hora dos jogos do Brasil na Copa?

Data da postagem: 26/06/2014
Getty Images

É Copa do Mundo! E a história se repete: de um lado as empresas precisando faturar e do outro funcionários com a maior vontade de acompanhar o evento, ainda mais nesse ano em que os jogos acontecem no quintal de nossa casa.

Com as partidas marcadas para o horário do expediente, empresas e gestores têm que ter jogo de cintura para montar esquemas que permitam a seus funcionários verem as partidas.

Uma alternativa que muitas empresas adotaram foi colocar uma televisão ou telão em suas dependências para que todos possam assistir aos jogos. Se esse é o caso de sua empresa, aqui vão alguns lembretes para você não se queimar no trabalho.

O futebol mexe com a emoção das pessoas, principalmente dos brasileiros. Embora seja um momento de descontração e empolgação, palavrões não são bem vistos. Aqui, vale o bom senso.

Eu sempre recomendo confraternizações como forma de descontrair a equipe, mas sou contra o álcool em ambiente de trabalho. Há muitos riscos envolvidos quando se permite bebida alcoólica na empresa.

Portanto, se sua empresa optou por não oferecer bebidas durante o jogo, pega mal levar sua própria bebida escondida. No caso da empresa não se opor ao álcool, mais uma vez, o bom senso será seu aliado.

O funcionário deve lembrar que seu comportamento é avaliado o tempo todo, mesmo em dias de jogos e comemorações. Uma atitude errada hoje poderá comprometer uma promoção amanhã. Isso também vale para palavras e gestos.

Verifique se sua empresa irá liberar uso de camisas do Brasil e acessórios como bandeiras, perucas e apetrechos diversos. Se sim, use somente no horário do jogo.

E por último, mas não menos importante, deixe as dancinhas para os jogadores lá no campo. Afinal de contas, é bom sempre lembrar que você está no trabalho escritório e não em casa.

O jogo acabou, então volte ao trabalho! Não é legal deixar de realizar alguma tarefa ou baixar a produtividade por causa de uma partida de futebol. É importante honrar suas metas e compromissos. Bom jogo a todos!

Fonte: Daniela do Lago, UOL.